terça-feira, 2 de outubro de 2012

«DCI Banks» - os livros são melhores...


O inspector Alan Banks é uma criação interessante do escritor inglês Peter Robinson (site oficial aqui).
Apareceu pela primeira vez em 1987 no romance "Gallows View" e tem tido um êxito razoável. Não é um herói extraordinário, tem os seus problemas pessoais, conjugais e familiares, às vezes zanga-se, não anda de pistola em punho (na tradição britânica). É um "primo" afastado do Wexford de Ruth Rendell.
A série "DCI Banks", que está a ser exibida pelo canal Fox Crime às terças-feiras, tenta capitalizar o êxito das histórias de Alan Banks, tem um actor que é quase o Banks original (Stephen Tompkinson), distorce um pouco a personagem de Annie Cabot... e tem um problema de raiz.
Os seus produtores quiseram "despachar" a coisa. Ou seja, começaram a comprimir em dois-três episódios algumas das obras de Peter Robinson e o resultado deixa a desejar: as histórias passam a correr, Banks tem pouco tempo de antena, os diálogos são à pressão e o espectador - sobretudo o que já conheça as histórias - tem de pôr-se a pensar no que viu, depois de ter visto, para perceber o que se passou.
O formato, longe da opção mais recente de dar na televisão o tempo às histórias e às personagens que o cinema não pode dar, é curto e não parece ter favorecido o êxito da série. O IMBD inventaria três temporadas, Peter Robinson refere-se a duas.
É interessante seguir a série mas como uma mera recriação das personagens originais e de algumas situações com que se deparam.
Que - como já é costume - se encontram nas edições estrangeiras e não em edições portuguesas. 

Sem comentários: