segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"The Killing" - a novelização em português


Eis uma ousadia editorial interessante: o lançamento da monumental novelização da série dinamarquesa "Forbrydelsen" ou "The Killing" (a que já nos referimos aqui, aqui e aqui) e que, entre nós, foi apenas exibida num canal fechado da televisão por cabo.

Sarah Lund (Sofie Gråbøl) e a camisola-fetiche 
 
"Forbrydelsen/The Killing" (e podemos manter o título original com o título traduzido que se popularizou) é uma das melhores séries "policiais" dos últimos anos e um exemplo magnífico do que pode ser feito para a televisão na Europa, encontrando um equilíbrio admirável entre os padrões anglo-americanos do "thriller" e a ficção europeia.
O êxito desta série em Inglaterra levou à novelização pelo escritor David Hewson, com experiência na matéria, e o resultado, segundo a crítica nacional, foi muito proveitoso.
Com mais de seiscentas páginas na edição de capa dura - que está na minha lista de leitura desde Julho -, o seu lançamento por Publicações Dom Quixote, e em dois volumes, é uma aposta arriscada mas é de esperar que represente mais um ponto de viragem na abordagem complexa (e às vezes complexada) que os editores fazem da literatura "policial".

Na minha lista de espera

"Forbrydelsen/The Killing" teve a sua primeira temporada em 2007. A segunda, mais curta, passou em 2009. E a terceira, que Søren Sveistrup, o seu autor, diz ser a última, começou a ser exibida em Setembro deste ano.
A adaptação americana (com o mesmo título, num "remake" quase de fotograma por fotograma) está a ser agora exibida na Fox portuguesa mas talvez nem valesse a pena: os produtores acabaram ingloriamente com a série ao fim da segunda temporada e sem a inesquecível Sofie Gråbøl também não valia a pena.
O original (primeira e segunda temporadas da série dinamarquesa) existe em DVD e recomendo-o vivamente.

Sem comentários: