quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A decisão desastrada e suspeita da Assembleia Municipal sobre a "reorganização" das freguesias de Caldas da Rainha


O concelho de Caldas da Rainha foi "reorganizado" por decisão da Assembleia Municipal, que aprovou por maioria uma proposta completamente ilógica do presidente da Câmara, Fernando Costa (a que aqui me referi).
Com esta decisão, consegue-se o inimaginável: em dois casos, duas freguesias que não têm uma única ligação física ficam juntas à força, "saltando" por cima de outras, que ficam no meio.
 
O mapa que aqui se publica mostra bem o disparate a que conduziu esta misturada:
- Santo Onofre (uma das duas freguesias urbanas da cidade de Caldas da Rainha) agrega a Serra do Bouro, passando por cima do Nadadouro e da Tornada;
- Nossa Senhora do Pópulo (a outra freguesia urbana da cidade de Caldas da Rainha) agrega a freguesia do Coto, que fica ao lado, mas também a de São Gregório, passando por cima da freguesia de Vidais;
- a freguesia da Tornada consegue o milagre de se "ligar" à desvalorizada costa atlântica pela absorção da actual freguesia de Salir do Porto.



A decisão da Assembleia Municipal é ilógica, absurda e desastrada e não se livra, pelo menos num caso, da suspeita de lhe estar subjacente uma segunda intenção: o presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro não se podia candidatar a mais nenhum mandato e poderá fazê-lo agora... na freguesia de Santo Onofre, continuando a dominar a Serra do Bouro.
A notícia do "Jornal das Caldas" (na edição impressa e ainda sem link) mostra também, por outro lado, a completa desorientação dos membros da Assembleia Municipal.
Durante mais de um ano andaram a cavalgar um cortejo de disparates e de demagogias e o resultado vê-se: em vez de terem feito alguma coisa pelos munícipes das Caldas da Rainha e de influenciarem uma decisão mais harmoniosa, deixaram-se literalmente "comer".
É um processo bem revelador da incompetência e da impreparação desta gente que nas eleições autárquicas do próximo ano vai voltar a pedir-nos votos como quem pede esmola, com o seu ar de virgens impolutas. Da minha parte o mais provável é que não levem nada.
 

Sem comentários: