quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

EDP - A Crónica das Trevas (63): coisas estranhas num Natal de escuridão

Ontem, um dos monopólios que governam a nossa vida (e que os anti-monopolistas preferem ignorar porque lhes dão jeito as quotizações), a EDP, resolveu oferecer um Natal de trevas a, pelo menos, uma região do concelho de Caldas da Rainha.
A electricidade começou a desaparecer ainda de madrugada, houve vários apagões durante o dia durante mais de duas horas, desde antes das 18 horas até depois das 20, não houve luz.
Os apagões do dia não coincidiram com os períodos de mais chuva ou mais vento. E quando a luz desapareceu, à noite, não estava sequer a chover nem havia vento.
A primeira informação que foi possível obter dizia respeito a uma avaria num posto de transformação. A partir daí, outros contactos para a EDP depararam-se com uma escuridão também informativa.
O mais curioso disto é que, ao longe, à distância de dez ou doze quilómetros, havia luz na cidade de Caldas da Rainha. Mas, nesta região, o negrume era total.
Por outro lado, tem havido vários apagões, recentemente, depois do anoitecer.
Como a EDP nunca fornece explicações (plausíveis) para estas ocorrências pouco dignas da Europa do século XXI, talvez para não ter de admitir as debilidades (e que são legião) do seu serviço, há que concluir uma coisa muito simples - a rede de fornecimento de electricidade não está a suportar o uso que dela faz uma população que até nem é muito vasta porque, apesar de alguns investimentos apregoados, as infraestruturas continuam a ser ineficazes e insuficientes ou as duas coisas.
Não me importaria de estar enganado, para saber o que realmente se passa.
Nem, já agora, de pagar menos do que pago (eu e toda a gente, claro) por um serviço tão reles... e tão caro.

Sem comentários: