terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Caldas da Rainha deu 844 mil euros há 5 meses para obras que não se vêem

A empresa Cimalha - Construções da Batalha, SA, ganhou em Julho deste ano dois contratos com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha no valor total de quase 844 mil euros (mais precisamente 843 935, 10 euros) para obras que, cinco meses depois, não se vêem.
Esta empresa, recordista de 36 ajustes directos de câmaras municipais, recebeu em 23 de Julho de 2013 o encargo da "Repavimentação de Vias na Zona Nascente/2013 (Santa Catarina, Carvalhal Benfeito e Salir de Matos)" pelo valor de 404 804,93 euros.
E depois, em 30 de Julho, o encargo da "Repavimentação de Vias na Zona Poente/2013 (Salir do Porto, Serra do Bouro, Tornada, Nadadouro e Foz do Arelho)" pelo valor de 439 130,27 euros.
Só que, até esta data, passados cinco meses, a Cimalha - Construções da Batalha, SA, nada fez.
Ou melhor: numa rua praticamente destruída e com zonas muito íngremes da Serra do Bouro, a que me tenho referido em pormenor, tem estado a fazer caleiras que não parecem adaptadas ao terreno e, agora, a colocar postas de alcatrão em alguns locais, numa manta de remendos. Isto durante mais de um mês.
No que se refere à "Zona Nascente" não verifiquei a inexistência de obras mas uma fonte minha já me disse que aí também não se notam obras de "repavimentação". Fica a dúvida.
Em 22 de Junho, depois de dois meses a substituir uma conduta de água em 1100 metros dessa rua da Serra do Bouro, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha prometeu obras de repavimentação até ao "final do verão"... de 2013. Poderia, provavelmente, estar a referir-se a esta empreitada de 30 de Julho.
Mas o certo é que, na "Zona Poente", não se vêem obras.
A câmara mentiu ou foi enganada.
Em qualquer dos casos é estranho. Porque o que se verifica é que, durante cinco meses, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha não quis saber (e naturalmente continuará a não querer saber...) porque é que a empresa contratada (que até já poderá ter recebido pelo menos parte dos 844 mil euros) não faz as obras previstas.
Nessa altura, o actual presidente da câmara, Tinta Ferreira, era presidente por sucessão e o actual vice-presidente, Hugo Oliveira, era vereador com o pelouro das obras públicas.
Já dirigi algumas perguntas sobre esta matéria à Câmara Municipal mas ainda não tive resposta.
 
*
 
As informações sobre as contratações e aquisições de bens e de serviços diversos e de empreitadas decididas pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha encontram-se aqui, no portal oficial dos contratos públicos. São segredos escondidos com rabos de fora...
 
 
439 130,27 euros para "repavimentação"... e alguns remendos
 
 
 
 
 

Sem comentários: