segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Criminal", de Karin Slaughter

Karin Slaughter é uma das mais interessantes autoras contemporâneas na área do "thriller", cuja obra mais recente ("Criminal") é um admirável "tour de force" onde se fundem as suas duas séries literárias: a que tem por herói Will Trent, o agente disléxico do Georgia Bureau of Investigation, e aquela em que o protagonismo principal é de Sara Linton (médica pediátrica e patologista).
 
Karin Slaughter (© Alison Rosa)
 Will Trent tem um passado misterioso, que aqui fica definitivamente revelado neste "Criminal" e Sara Linton ultrapassa de vez a fase de desânimo em que caíra depois do assassinato do marido (o chefe da Polícia de Grant County) e até a enigmática Amanda Wagner, a terrível chefe de Will Trent, tem mais tempo de palco. Se o início, em jeito de mosaico temporal, levanta algumas dúvidas, o desenvolvimento da narrativa e o final são prodigiosos.
Pelos habituais motivos que se desconhecem, e para mal de quem gosta do género, Karin Slaughter só conseguiu, infelizmente, ter dois livros publicados em Portugal ("Um Muro de Silêncio" e "Morte Cega").
Os pormenores sobre a autora, que é uma acérrima defensora das bibliotecas públicas, e a sua obra encontram-se em www.karinslaughter.com 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde.

Sabe me informar se teria esse livro traduzido em português? Não encontro em lugar nenhum. Os dois último da série tive que ler em português de Portugal, mas esse nem assim estou achando. Muito obrigada.


Tamires Silva.

Pedro Garcia Rosado disse...

Julgo que não está traduzido em Portugal. A editora 20|20 começou a publicar a série com Will Trent e, tanto quanto me recordo, iria publicá-los cronologicamente. Os direitos de publicação foram mais tarde apanhados pelo ramo português da Harper Collins e o que tem saído parece um pouco aleatório. Não me parece, no entanto, que esse tenha sido publicado, a avaliar pelo que se pode ver no Wook aqui: https://www.wook.pt/pesquisa/karin+slaughter