... E inaugura o quê? Ou seja: o que é que o parque de estacionamento vai inaugurar?
A pergunta é legítima porque os objectos (que eu saiba...) não inauguram nada, nem se inauguram a eles próprios. Portanto, um parque de estacionamento (mesmo que seja a maravilhosa obra que vai imortalizar a capital do concelho de Caldas da Rainha) não "inaugura" coisa nenhuma.
Um título correcto (sem erro, asneira ou burrice) só poderia ser neste caso (e havia espaço na segunda linha!): "é inaugurado" ou "será inaugurado".
É melhor repetir e só em caixa alta, para perceberem melhor: "É INAUGURADO" ou "SERÁ INAUGURADO".
4 comentários:
Como se costuma dizer, que tem o cu a ver com as calças? E como diz o outro, antes erros pessoais do que erros oficiais (AO)...
O erro, que é um fenómeno mais subjectivo e pessoal, pode ter desculpa. A asneira dificilmente a terá. A frase distorcida que é a manchete da "Gazeta das Caldas" não é justificável pelo papão do AO. E, não gostando do AO e não o usando na minha escrita mais pessoal (como qualquer pessoa pode verificar neste blogue), não consigo aceitar que a asneira (vem da palavra "asno", já agora...) seja a melhor alternativa ao AO.
Sempre em desacordo consigo, por via da evolução da língua, neste caso o fenómeno da simplificação. O parque inaugura hoje; o parque abre amanhã às 9. Se a segunda frase está correta, a primeira também tem de estar.
Concordamos em discordar, Manuel de Freitas, mas reconheço que é sólido o seu argumento.
Enviar um comentário