terça-feira, 17 de março de 2020

GNB Seguros: mau, muito mau... pior do que alguma vez encontrei (II)

Em 23 de Fevereiro comuniquei a existência de infiltrações de água no piso de minha casa à GNB Seguros, onde tenho o seguro da casa. A GNB Seguros enviou-me (por três vezes) o que designaram por "equipa técnica"... de um só homem.
Não serviu para nada e o processo foi-se atrasando. Tive de reclamar, nestes termos, em 16 de Março:


Exmos. Senhores,
Passaram ontem 3 (três) semanas desde que o "sinistro" com a referência em epígrafe vos foi comunicado.
O atraso da vossa resposta e intervenção é inaceitável, tal como é inaceitável, tecnicamente, a intervenção da empresa Sintoniabsoluta - Assistência Lda. Aliás, até fico a pensar que a responsabilidade possa ser dessa empresa. Mas não fui eu que a contratei (nem contrataria!).
Vejamos:
1 - A empresa Sintoniabsoluta - Assistência Lda entrou na minha propriedade, pela primeira vez, no dia 2 de Março, de manhã. O Sr. Vítor Rodrigues, cuja função na dita empresa desconheço, esteve aqui durante meia hora. Concentrou-se numa caixa de esgotos no interior e aceitou até como boa a minha opinião inicial de que a infiltração de águas (nessa altura só na casa-de-banho) poderia ser de águas pluviais. Desconheço que
relatório tenha feito.
2 - A segunda visita ocorreu no dia 7 de Março às 18 horas. Voltou a fixar-se na caixa de esgotos. Não procurou outras origens para a fuga de água, que já começava a chegar à cozinha. Desconheço que relatório possa ter feito dessa visita de mais de meia hora de conversa sem pesquisa.
3 - A terceira visita ocorreu no dia 12 de Março, entre as 9 horas e as 13 horas, aproximadamente. Abriu, deixando-a danificada, a caixa de esgotos... e nada!. A água fluía normalmente. Destruiu uma laje da casa-de-banho e abriu um buraco por onde poderá ter passado água, mas que se apresentava seco. Destruiu uma segunda laje na cozinha (já então a situação pior), onde encontrou água… e foi-se embora. Será razoável pensar que a fuga de água na canalização está perto desse buraco mas o trabalho ficou
interrompido. Quer, segundo nos disse, substituir a canalização toda. Não compreendi a sua argumentação de que "não tinha material" para reparar a ruptura. Desconheço que relatório tenha feito. Mas sei que, antes dele, pôs fotografias de minha casa no Facebook e sem pedir autorização.
4 - Nesta terceira (e última) visita, o Sr. Vítor Rodrigues conseguiu:
4.1. - Deixar por fazer a reparação da fuga.
4.2. - Deixar os buracos do chão por tapar, mesmo que provisoriamente.
4.3. - Deixar desregulada a válvula de entrada da água na canalização do aquecimento, o que de imediato fez subir a pressão da caldeira, o que foi mais grave. Foi necessário chamar de urgência outra empresa (de confiança) para regular a válvula, intervenção que nos custou 55.35€, e sem a qual (segundo fomos informados) o sistema de aquecimento, a caldeira e a canalização associada poderiam ter rebentado.
4.4. - Deixar fechado o abastecimento de água à piscina!
5 - Estranhamente, neste mesmo dia, o Sr. Vítor Rodrigues publicou fotografias da minha casa no Facebook às 13h35 (https://www.facebook.com/924232107624653/photos/pcb.2774627945918384/2774627815918397/?type=3&theater + https://www.facebook.com/924232107624653/photos/pcb.2774627945918384/2774627909251721/?type=3&theater +
https://www.facebook.com/924232107624653/photos/rpp.924232107624653/2774627909251721/?type=3&theater), por acaso a mostrar que a aludida caixa de esgotos não se encontrava, nem encontra bloqueada. Não me pediu autorização para o fazer e será de supor que
elas, e outras, façam parte dos relatórios (?) que ele vos entregou e que eu nem sequer posso ver. Mas o certo é que toda a gente as pode ver...
A avaliar pelas circunstâncias, ainda pode haver mais danos, que nem sequer tenhamos descoberto, por enquanto.
5 - Esta intervenção desastrosa da dita empresa revela uma imensa falta de profissionalismo e uma enorme incompetência e, perante tudo o que aconteceu (e que a GNB Seguros aceita?!) fica em absoluto proibida a entrada da Sintoniabsoluta - Assistência Lda na minha propriedade. E só não exijo a devolução do pagamento de 145€ por este valor se referir à
franquia contratualmente definida, assunto que considero resolvido.


Entretanto, o processo passou para a Europ Assistance, outra seguradora associada à GNB Seguros, e as coisas começaram a andar mais depressa. A reparação foi feita e há que fazer agora os trabalhos de conclusão.
E até me pediram desculpa pelo que aconteceu! 
Ah, e as fotos foram retiradas do Facebook.





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