domingo, 1 de março de 2020

Uma "Carta" sem resposta(s)


Tendo analisado a "Carta Local de Comunidades Estrangeiras", em texto publicado aqui, enderecei à empresa associada a este trabalho e à União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro oito perguntas no dia 17 de Fevereiro:

1 - A "Carta Local de Comunidades Estrangeiras" foi feita a partir de "interacções" da população estrangeira com os serviços da União de Freguesias, tendo falhado a tentativa de fazer um inquérito personalizado. Porque é que não foi feito um trabalho de campo, de contacto directo com a população estudada, nas suas próprias habitações? 
2 - Porque é que não é registada a diferença entre a fixação de população estrangeira na freguesia urbana (Santo Onofre) e na freguesia rural (Serra do Bouro, nomeadamente no "eixo" Cabeço da Vela - Cidade)? 
3 - Entre as freguesias de Serra do Bouro e de Santo Onofre existe uma terceira freguesia, que está em perfeita continuidade geográfica com estas duas: o Nadadouro. Porque é que não foi estudada, ou mencionada, esta extensão territorial que só por motivos políticos e outros está "isolada" das duas freguesias em questão? 
4 - Verifica-se alguma imprecisão nas conclusões que são apresentadas ("sugere", "possibilidades", "forma empírica", "premissas") e que acabam por ser conclusões provisórias. Este estudo vai ser aprofundado? 
5 - O facto de as perguntas inventariados na página 55 ("Conclusões") ficarem sem resposta não torna mais débil o estudo? 
6 - O autor do estudo é apenas mencionado uma vez e sem que dele se conheçam mais pormenores. Quem é Ricardo Gomes e qual é o seu currículo? 
7 - Qual é a fonte da base teórica para as considerações sobre a diferença entre "país" e "nação" que são desenvolvidas na página 39 (nota de rodapé n.º 30). 
8 - Quanto pagou a União de Freguesias por este estudo?


No dia 20 de Fevereiro recebi o seguinte e-mail:

Junta Freguesia St. Onofre e S. Bouro

Feb 20, 2020, 11:19 AM (10 days ago)

to me
Exmo. Senhor Pedro Garcia Rosado,
Encarrega-me o Senhor Presidente, Drº Jorge de Sousa Varela, de lhe remeter a resposta que nos foi enviada pelo Drº Ricardo Gomes.
Atentamente,
O Serviço Administrativo
União das Freguesias das Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro
Rua 15 de Agosto, nº. 27 *** 2500-801 Caldas da Rainha
Telf. 262 823 601 *** e-mail: junta@stonofre-sbouro.pt
Contribuinte nº. 510 835 325

Ex.º Sr.º Pedro Garcia Rosado,
Tendo o Sr. Presidente da Junta de União das Freguesias das Caldas da Rainha St. Onofre e Serra de Bouro, endereçado o seu email, com as questões abaixo transcritas, as quais agradeço desde já, permita-me uma consideração:
Tendo em conta que algumas questões roçam questões de metodologia, marcadamente técnicas e algumas, questões mais... politicas, proponho que agendemos um encontro, dentro da disponibilidade de todos para conversar e assim esclarecê-lo.
Peço que proponha duas ou três datas, para fazermos encontro de agenda.
Grato desde já.
Ricardo Gomes

No mesmo dia, às 16h56, respondi a esta solicitação do seguinte modo:

Agradeço a informação e solicito que me deem o contacto de e-mail do Dr. Ricardo Gomes, ou lhe comuniquem o meu, para podermos marcar o encontro que ele propõe e eu aceito.

Ainda não tive resposta. Nem da União de Freguesias, nem de Ricardo Gomes, nem da Partnia que, pelo menos por este meio, fica associada a uma situação de absoluta falta de esclarecimento sobre um trabalho contratado por uma entidade pública que todos nós temos de pagar, por pior que seja.





Sem comentários: