sábado, 31 de maio de 2014

Um livro, várias mentiras... e adeus ó vai-te embora: eis a SEUR


 
Compramos uma coisa pela internet, mandam entregar... e nove dias depois do prazo, com várias mentiras e confusões pelo meio, a empresa transportadora veio entregar a encomenda. E teve de a levar de volta. E entretanto perdeu o pio. A coisa era um livro, a compra foi feita à Amazon, a transportadora foi a SEUR. Já sabia como era mas nunca pensei que pudesse ser ainda pior. Vamos aos pormenores...
 
 
Um serviço que é um desastre!
 
O livro foi comprado no dia 10 de Maio e entregue à transportadora em Inglaterra no dia 15 de Maio, com a indicação de que me seria entregue até 19 de Maio, segunda-feira.
A Amazon trabalha com várias transportadoras e, até agora, é a MRW que me tem entregado as compras que aí faço. Desta vez calhou à SEUR. Foi a primeira vez, no que se refere à Amazon. Pode ser que seja a última.
 
 
Não encontravam
mas até já cá tinham vindo...
 
Em 18 de Maio o livro chegou a Madrid, às instalações da SEUR, ao meio-dia. Foi registada às 15h24.
No dia 19 passou para as mãos de um dos motoristas da empresa para me ser entregue. É a partir daqui que as coisas ficam confusas, a começar logo pela origem.
Os dois quadros que se podem ver aqui em baixo foram ambos retirados do site da Amazon e permitem ver a evolução (ou involução) do processo de entregue.
O quadro 1 é o que se encontra desde há dois dias no site da Amazon, indicando Lisboa como origem do envio. Mas o quadro 2, retirado da Amazon no passado dia 28 de manhã (e depois desaparecido) indica Santarém.
O quadro 2 contém outra discrepância: a indicação (às 9h01 do dia 21 de Maio) “Carrier unable to locate customer's address”. Ou seja: a transportadora foi “incapaz de localizar o endereço do cliente”.
Mas isto depois de (alegadamente, como se diz) terem vindo bater-me à porta no dia anterior, terça-feira, 20 de Maio, às 15h07.
Aqui aparece pela primeira vez a indicação (igual nos dois quadros) da “delivery attempted”, ou seja, “tentativa de entrega”. Tentativa que não houve porque, nesse dia e a essa hora, encontrava-se uma pessoa no endereço.
 
 
Mentiras, mentiras,
mentiras
 
Esta situação, aliás, repetiu-se e até é mencionada igualmente nos dois quadros: houve mais três alegadas “tentativas de entrega”.
Só que, estranhamente, em dias e horas em que havia gente neste endereço: dia 23, às 16h56 (3 pessoas), dia 26, às 17 horas (2 pessoas); dia 27, às 11 horas (1 pessoa).
A única “tentativa de entrega” que eu sei que não pôde ser realmente concretizada coincide com a ausência de gente no endereço: dia 22, às 13h15. Mas, perante isto, até é possível que também nem tenham vindo nesse dia.
A situação levou a várias reclamações minhas junto da SEUR (que, como muitas vezes acontece, ficaram sem resposta) e da Amazon (que, como sempre acontece, respondeu).
Aceitando os meus protestos, a Amazon despachou (de um dia para o outro e via DHL) um novo exemplar do livro, sem custos, pedindo apenas que eu anulasse a entrega que fosse a mais tardia.
No dia 29, e quando o segundo exemplar do livro já estava em meu poder, fiz nova reclamação para a SEUR, por telefone, que marcou a entrega para as 15 horas desse mesmo dia.
Às 12h30 telefonou-me um funcionário da SEUR de Leiria a perguntar-me, com algum descaramento, se eu podia ir à cidade de Caldas da Rainha, a cerca de dez quilómetros, recolher a encomenda. Quase lhe soletrei o endereço para perceber que a obrigação da SEUR era entregar no endereço indicado e que, depois do que acontecera, eu nem confiava nessa empresa para marcar fosse o que fosse.
A encomenda acabou por me vir parar à porta perto das 18 horas desse dia. Assinei o papel junto, rejeitando-a e explicando que a entrega estava com 9 dias de atraso. E depois avisei a Amazon.
A reacção da Amazon deixou-me alguma esperança de não ter de suportar a incompetência da SEUR em próximas compras.
Em qualquer dos casos fica o aviso público: não confiem na SEUR.



Discrepâncias

Em baixo estão os dois quadros, no inglês original. São um bom exemplo dessa incompetência e das mentiras da transportadora.

Quadro 1


29 May 2014
  09:23:00 AM
 LISBOA PT
Out for delivery

28 May 2014

07:00:00 PM

LISBOA PT

Delivery appointment scheduled

28 May 2014

09:38:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

27 May 2014

06:06:00 PM

LISBOA PT

Out for delivery

27 May 2014

05:26:00 PM

LISBOA PT

Delivery appointment scheduled

27 May 2014

11:00:00 AM

LISBOA PT

Delivery attempted

26 May 2014

05:00:00 PM

LISBOA PT

Delivery attempted

26 May 2014

08:22:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

24 May 2014

10:05:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

23 May 2014

04:56:00 PM

LISBOA PT

Delivery attempted

23 May 2014

09:02:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

22 May 2014

01:15:00 PM

LISBOA PT

Delivery attempted

22 May 2014

09:53:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

21 May 2014

12:09:00 PM

LISBOA PT

Out for delivery

20 May 2014

03:07:00 PM

LISBOA PT

Delivery attempted

20 May 2014

09:10:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

19 May 2014

12:27:00 AM

LISBOA PT

Out for delivery

18 May 2014

03:24:20 PM

MADRID ES

Parcel received by carrier

18 May 2014

12:00:00 AM

MADRID ES

Parcel arrived at a carrier facility

 
Quadro 2
 

27 May 2014, 6:06 pm, SANTAREM   Out for delivery

27 May 2014, 5:26 pm, SANTAREM

Delivery appointment scheduled

27 May 2014, 11:00 am, SANTAREM

Delivery attempted

26 May 2014, 5:00 pm, SANTAREM

Delivery attempted

26 May 2014, 8:22 am, SANTAREM

Out for delivery

24 May 2014, 10:05 am, SANTAREM

Out for delivery

23 May 2014, 4:56 pm, SANTAREM

Delivery attempted

23 May 2014, 9:02 am, SANTAREM

Out for delivery

22 May 2014, 1:15 pm, SANTAREM

Delivery attempted

22 May 2014, 9:53 am, SANTAREM

Out for delivery

21 May 2014, 9:01 pm, SANTAREM

Carrier unable to locate customer's address

21 May 2014, 12:09 pm, SANTAREM

Out for delivery

20 May 2014, 3:07 pm, SANTAREM

Delivery attempted

20 May 2014, 9:10 am, SANTAREM

Out for delivery

19 May 2014, 12:27 am, SANTAREM

Out for delivery

18 May 2014, 3:24 pm, MADRID

Parcel received by carrier

18 May 2014, 12:00 am, MADRID

Parcel arrived at a carrier facility

15 May 2014, 1:09 pm, Ridgmont Bedfordshire UK

Parcel has been handed over to the carrier and is in transit



Uma nota de actualização em 12.06.14 - A reclamação que, por várias vezes, enviei à SEUR não teve resposta até esta data. Nem nunca terá, claro, embora eu não tencione parar.

Sem comentários: