domingo, 18 de maio de 2014

É assim que obram a Cimalha e a Câmara Municipal de Caldas da Rainha

 
 
Quinze dias depois de ter terminado o prazo de 9 meses para a execução dos trabalhos de repavimentação previstos no concurso público que, estranhamente, ganhou, a empresa Cimalha reapareceu na Serra do Bouro, para acabar de pôr o alcatrão em 1100 metros de rua.
Anunciou-se por alguns "cavalinhos" com uma das máquinas (talvez para impressionar a população) e parece ter terminado na sexta-feira, criando dificuldades adicionais a quem já tinha protestado contra o atraso na finalização de uma obra que começou em Abril... de 2013.




Talvez tenha andado a limpar a rua, para porem o alcatrão,
mas o condutor do veículo andou às voltas todo contente, quase a fazer "cavalinhos".


Não se sabe se com a colocação do alcatrão, a obra ficou concluída. Ou se alguma vez ficará.
De qualquer modo, o que se vê, além do alcatrão, é isto:



As caleiras da Cimalha, que não servem para escoar a água da chuva devido à inclinação da rua, estão assim. Quem quiser que as limpe?


Esta ficou "alcatroada" e semi-destruída... pelo pessoal da própria Cimalha.


Por outro lado, a raspagem abrupta do terreno para instalar as caleiras, deu origem ao que as fotografias seguintes (tiradas esta tarde) documentam: ausência de sustentação para as terras... e para as pedras.
 




O terreno é mais dinâmico do que a "nova dinâmica" da treta...

Um fiscal (?) da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, que terá vindo ver as obras na sexta-feira passada, garantiu-me que a vegetação seguraria as terras mas já não disse nada quando eu o esclareci de que a terra (muito argilosa) se desagrega quando seca e, já agora, que a vegetação não se segura se não tiver água e, nestes casos, sem chuva, não terá mesmo água.
A possibilidade de um desastre mantém-se, com caleiras que não servem para nada, com a água da chuva que continuará a deslizar pela rua abaixo e com a possibilidade ficarem em risco casas, pessoas e até veículos que passem no local.

Há poucos meses aconteceu isto: parte do terreno deslizou.
Agora há ainda menos vegetação e terra mais seca.

 


Sem comentários: