segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Leitão à Bairrada ou à moda de cá?



Devemos fixar-nos no "leitão à Bairrada"? E em qual? Frequentador regular dos restaurantes "dos leitões" da Mealhada, fui mais fiel ao Meta dos Leitões (até deixar de o ser quando fui tratado malcriadamente quando quis escolher uma mesa) e guardo boa memória de leitões assados com sabores e molhos algo diferenciados que fui encontrando noutros restaurantes. Não há, naturalmente, uma receita estandardizada nem qualquer tipo de "certificação".

Ultimamente, fui a dois restaurantes que servem leitão assado na região onde moro (Caldas da Rainha). São ambos "dos leitões": o Mundo dos Leitões e o Porrinhas dos Leitões. 

O Mundo dos Leitões, o mais recente, fica entre São Martinho do Porto e Famalicão da Nazaré e é de decoração mais modesta, com preços mais baixos. O Porrinhas dos Leitões, mais antigo e com várias gerências ao longo dos anos, tem um espaço mais aprazível. A carne estava bem assada, o molho também se apresentava saboroso e as batatas fritas ("pala-pala") eram adequadas nos dois casos. A oferta de vinhos é mais variada no segundo.

Nenhum deles reivindica para os seus leitões, e muito honestamente, o qualificativo "à Bairrada". E nenhum deles faz o visitante ficar arrependido. Os leitões que cozinham, dos temperos ao molho, passando pelo tipo de assadura, replicarão alguma receita de algum restaurante, ou mais típica, da Mealhada? É impossível saber. Se estivessem a funcionar na Mealhada, ao lados dos outros "dos leitões", desmereceriam dos restantes? Não me parece.

Talvez já muita gente tenha chegado a esta conclusão, mas eu chego agora: o leitão, bem assado, é um petisco e não tem de seguir rigorosamente os padrões, pressupostos ou assumidos, do que é "à Bairrada". É preciso é ter arte para o cozinhar.  

E, já agora, a fotografia tirei-a no Porrinhas. 





Sem comentários: