Não consigo compreender o fascínio desta gente pelo lixo, que se traduz numa verdadeira adoração pelos caixotes do lixo mais degradados e mais sujos que se pode imaginar. É uma coisa que até parece uma parafilia e que não tem fim à vista, manifestando-se até na propaganda eleitoral.
Tomemos o exemplo deste caixote na Serra do Bouro (Caldas da Rainha).
Este caixote está a uso, sem que alguma vez tenha sido lavado, desinfectado ou higienizado, desde Outubro de 2019, e atingiu uma situação de sujidade tal que levou a que algumas pessoas preferissem largar o lixo no chão a aproximarem-se da porcaria.
Há poucos dias houve alguém que, farto da nojeira, escreveu no caixote "Porcos da Câmara" e, no chão, "Higienizem este caixote".
Anteontem, terça-feira, apareceu o habitual veiculo de recolha do lixo. Recolheu o que tinha a recolher e foi-se embora. Pouco tempo depois apareceu outro veículo camarário. Houve grande actividade, barulho de água e uma esperança: estão, finalmente, a lavar o caixote!
Qual quê! Desaparecido o veículo, foi possível verificar que o caixote continuava na mesma imundície e que o pessoal da Câmara tivera apenas como preocupação apagar as palavras lá escritas. O esforço não compensou: "Porcos", palavra em que se terão concentrado, ficou um pouco sumida e, no dia seguinte, como a fotografia mostra, "Porcos da Câmara" está mais vermelho e mais visível e, no chão, ficou escrito "CMCR = PORCOS".
A estupidez andou de par com a porcaria: quem quis apagar o protesto não deve ser daqui; quem fez o protesta é de certeza daqui e rapidamente chega ao caixote.
A teimosia emporcalhada da Câmara Municipal não se percebe. A lavagem do caixote tinha sido prometida pelos Serviços Municipalizados, e não foi cumprida. E se acham que a porcaria já não tem remédio... substituam o caixote.
Há uns, de cor preta (onde a porcaria se nota menos), que existem em profusão nos estaleiros da Câmara (como se pode ver na fotografia). Já existem à disposição do público em alguns sítios.
É por isso que será de considerar a possibilidade de tudo isto se resumir a uma parafilia. Ou a um culto, que afecta esta câmara e os seus serviços... e o PSD.
Sem comentários:
Enviar um comentário