sábado, 23 de setembro de 2017

A dinâmica das ilusões (12): devem pensar que somos todos estúpidos















Esqueceram-se, talvez pelas suas afinidades electivas, das questões do lixo, em geral


"Como todos sabemos, uma Junta de Freguesia não tem a capacidade financeira de, por si só, realizar obras avultadas (...) tendo como principal objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos os que residem e trabalham em Santo Onofre e na Serra do Bouro, a candidatura do Partido Social Democrata compromete-se a tudo fazer para que sejam concretizados os seguintes projetos..."
É desta forma que a candidatura do PSD caldense no acasalamento das freguesias da Serra do Bouro e de Santo Onofre (que é encabeçada por Jorge Varela, professor do ensino politécnico em Leiria e advogado em Caldas da Rainha) começa o que parece ser o seu "programa". Diz que não pode fazer... mas apresenta coisas que entram em contradição com essa postura.
São 23 promessas exíguas que, apesar do aviso prévio, oferecem "reabilitação urbanística", várias "construções" (uma rotunda, um passeio, uma estrada e um centro de saúde) e "requalificações" diversas. A freguesia de Santo Onofre, no centro da capital do concelho, é a mais beneficiada pelas várias promessas.
Há duas promessas claramente demagógicas: a de uma estrada inútil (a que já aqui me referi) e a de uma "revisão geral de todos os caminhos agrícolas e florestais e criação de percursos pedonais, aproveitando antigos caminhos rurais" (formulação que nada diz e cujo ridículo pressuposto só não é percebido por quem não anda, nem nunca andou, por estes "caminhos").
E, finalmente, há a espantosa promessa de "estudar uma forma de limitar a velocidade automóvel" na Estrada Atlântica e noutros pontos. "Estudar"?! Deve ter havido alguém que se lembrou de, em regime de "encher chouriços", meter esta na lista.


Álvaro Baltazar, Jorge Varela e Abílio Camacho: tipo "o menino entre os doutores"?


O absurdo disto tudo é que Jorge Varela se apresenta rodeado por dois ex-presidentes de juntas de freguesia. E, a avaliar pelo que se tem visto, os seus graus académicos da Universidade de Coimbra e da Universidade Autónoma de Lisboa talvez valham pouco perante os "doutores" da vida político-partidária que são os seus antecessores... e talvez os seus tutores.
À sua direita, Jorge Varela, tem Álvaro Baltazar, presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro durante vários mandatos, e, à sua esquerda, Abílio Camacho, da Junta de Freguesia de Santo Onofre e, nos últimos quatro anos, presidente da duas freguesias.
Os dois homens que acompanham Jorge Varela podiam ter feito muito do que agora prometem fazer. Tiveram tempo, verbas, apoio político da Câmara Municipal e poder absoluto nas juntas e assembleias de freguesia. (E, no caso de Álvaro Baltazar, ainda houve tempo para, em acumulação, representar os investidores milionários que tinham 300 milhões de euros para o "elefante branco" do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, iniciativa que parece ter sido ser objeto de um pacto de silêncio de todos os partidos.)
Virem agora os candidatos do PSD local, como virgens impolutas, fazerem de conta que querem fazer tudo o que não quiseram fazer durante tantos mandatos é, no mínimo, demonstrar que não têm grande consideração pela capacidade intelectual dos eleitores.  
Pelo menos os da Serra do Bouro, porque os de Santo Onofre estão sempre bem salvaguardados pela sua situação no centro do poder político.
E o cabeça-de-lista Jorge Varela parece estar demasiado controlado por quem talvez realmente mande para poder fazer, ou pensar, outra coisa.


Sem comentários: