domingo, 2 de setembro de 2012

"Death of the Mantis", de Michael Stanley: uma surpresa

David Bengu, mais conhecido por "Kubu" pelas suas dimensões e pelos seus cento e quarenta quilos de peso ("kubu" significa "hipopótamo"em "setswana"), é um investigador criminal da Polícia do Botswana e o herói criado pelos académicos reformados Stanley Trollip e Michael Sears, da África do Sul, que começaram a publicar as suas histórias com o nome de Michael Stanley.
Acabei de ler "Death of the Mantis", a sua obra mais recente e a que parece ter grangeado maior êxito, e foi uma surpresa absoluta.
Conjugando bem o ambiente africano com um estilo narrativo mais próximo da tradição anglo-saxónica do "thriller" e um Kubu do qual é impossível não gostar (e que parece feito à medida do actor Wendell Pierce, de "The Wire" e de "Treme"), "Death of the Mantis" é mais um desses casos - e fico interessado em conhecer os restantes livros - de obras de mérito que, por motivos que se desconhecem ou que só se podem adivinhar, permanecem desconhecidas no nosso país.
Onde, quase de certeza, seriam bem mais aceites do que os "policiais" escandinavos da moda que pouco têm a ver com os ambientes mediterrânicos e a linearidade narrativa anglo-americana.
Stanley Trollip e Michael Sears mantêm o site Detective Kubu, com todas as informações sobre as suas obras e muitos outros apontamentos interessantes.

Sem comentários: