domingo, 5 de junho de 2022

Empresa de Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal, com negócio exclusivo numa iniciativa da Câmara Municipal a que Vítor Marques preside


O Oeste Lusitano, que se realizou nos dias 27, 28 e 29 de Maio deste ano em Caldas da Rainha é um certame que visa promover e divulgar os cavalos puro-sangue lusitanos, organizado pela Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste com a parceria da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. 

Os seus materiais de promoção apresentam, sem explicitar o grau de apoio concedido ao certame, o leque das várias entidades que colaboram com esta iniciativa. 

No alinhamento aparece, em primeiro lugar, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, em segundo lugar a Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste, em terceiro a Rodoviária do Oeste e, em quarto, a empresa A. Marques, Lda.







A Câmara Municipal de Caldas da Rainha é presidida, há nove meses, por Vítor Manuel Calisto Marques, empresário.





Quando se procuram informações sobre a empresa A. Marques, Lda., distribuidora de bebidas, encontra-se uma página (https://www.amarques.pt/page1.html) onde Vasco Manuel Calisto Marques figura em lugar de destaque.





Não se sabe qual é a função que o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha detém na empresa A. Marques, Lda., mas o destaque que aqui lhe é dado sugere que a função é importante.

Numa entrevista ao "Jornal de Leiria" em 11.12.2021, pode-se ler, sem que se perceba a que empresa se refere, que o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha "tirou uma licença" desde Outubro de 2021 sem que os filhos e a esposa deixassem de trabalhar nessa "empresa familiar".

Será a A. Marques, Lda.?





Esta manhã, enviei um e-mail à A. Marques, Lda., onde pedia informações sobre o cargo e as funções do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha nessa empresa. A empresa não respondeu. 

A situação, por efeito dessa falta de resposta, torna-se realmente pouco transparente.






E o facto de a situação não ser transparente torna ainda mais estranho o episódio a que a página do Facebook Caldas Mornas aludiu a respeito do Oeste Lusitano no passado dia 1 de Junho:





Dois dias depois, a Caldas Mornas divulgou parte de um e-mail oriundo da Associação Criadores PSL Oeste Oeste com data de 8 de Maio deste ano onde se afirma, com toda a clareza, que a "exclusividade das bebidas (...) ficou a cargo da empresa A. Marques, Lda.", indicando dois números de telefone, um dos quais o número de telefone fixo que aparece na página da empresa. 





Em termos práticos, a ser verdade, isto significa que a empresa que pertence ao presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha apoia e retira benefícios comerciais, receitas ou lucros, de uma iniciativa que a própria Câmara Municipal de Caldas da Rainha co-organiza.

Esta manhã enviei também um e-mail ao remetente deste e-mail citado, a pedir a confirmação da informação sobre a exclusividade, mas não tive resposta. 











Actualização (em 1.03.2023)

Até esta data nenhuma das entidades a quem me dirigi, para esclarecer as dúvidas, legítimas, sobre o eventual favorecimento da empresa citada, me respondeu nem, que eu saiba, prestou qualquer esclarecimento público que possa servir para tornar esta situação devidamente transparente. 

As dúvidas que expressei, sobre esta questão, e não só, adensam-se com a falta de esclarecimento. 

Não posso, por isso, alterar qualquer pormenor deste post (tal como não devo fazer das minhas dúvidas suspeitas expressas ou afirmações que não tenham fundamento).




Sem comentários: