A Staples tem campanhas promocionais indiscutivelmente atraentes segundo as quais a entrega de um computador, ou outro objecto do género, na compra de outro novo dá direito a um reembolso que terá o valor máximo de 150 euros.
Para começar, no entanto, não é fácil dar todos os passos correctos porque o respectivo site é pouco esclarecedor.
E um dos elementos que não é esclarecido e que é omitido é o prazo da entidade que recebe o computador para "validar" a entrega do objecto. Ou seja, só há a informação de que o reembolso é pago num prazo de 40 dias. Mas chegar ao momento em que se começa a contar esse prazo é que é pior.
Tendo aproveitado uma destas promoções, enviei o computador usado e aguardei os 40 dias previstos. Não havendo reembolso, telefonei (numa segunda-feira).
Para minha surpresa, porque o texto dos termos e condições é - como se verá - pouco claro, foi-me dito que faltava... a "validação". E que só depois das "validação" é que seria contado o prazo de 40 dias. Quanto à "validação", que esperasse. Talvez uns cinco dias.
Para minha surpresa, porque o texto dos termos e condições é - como se verá - pouco claro, foi-me dito que faltava... a "validação". E que só depois das "validação" é que seria contado o prazo de 40 dias. Quanto à "validação", que esperasse. Talvez uns cinco dias.
Na sexta-feira voltei a telefonar e, como tantas vezes acontece, a "validação" até já tinha chegado e nesse mesmo dia e iam enviar-me. O que até já podiam ter feito... 45 dias antes, por exemplo.
Fico a pensar que se não tivesse telefonado ainda estaria à espera da "validação".
Mas há outro aspecto mais grave.
Os termos e condições (neste link) não estão escritos em português corrente. Estão numa extraordinária mistura em que abundam os erros e onde se podem ler coisas como:
- "Retorno de um produto qualificado para a submissão do vendedor, seguinte da reclamação via www.staplestradein.com irá incapacitar o participante para o comércio de valor";
- "Cliente representa e garante que eles apagaram todos os dados de propriedade ou confidenciais e informações (incluindo, mas não limitado, informações individuais identificáveis, informações de cartão de crédito ou outras informações sensíveis) do antigo Notebook em troca e válido".
No meio destas trapalhadas todas deve supor-se que o pagamento do tal reembolso será um verdadeiro milagre. Pelo qual, no meu caso, iludido que fui, deverei esperar os 45 dias da "validação" mais "quarenta (40) dias de negócios de validação do seu pedido" mais... "Por favor, aguarde até cinco (5) dias úteis adicionais para permitir atrasos bancários".
Não há ninguém na Staples portuguesa que tenha um bocadinho de vergonha por caucionar esta estranha linguagem da empresa que lhe presta o serviço?
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