quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A vespa asiática não é assunto de urgência para a Câmara Municipal de Caldas da Rainha (3): desconfiança absoluta



Há 12 dias avistei este ninho de vespa asiática, numa árvore fora da minha propriedade. Foi na sexta-feira, dia 2. Comuniquei, nesse mesmo dia, ao serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Enviei fotografias, tiradas à distância. Não se notou nada.

Na terça-feira, dia 6, enviei fotografias tiradas com teleobjectiva e que, como esta que eu aqui publico, eram claríssimas. Entretanto, chamada por um vizinho, a GNR veio confirmar a existência da ameaça.

Na quinta-feira, dia 8, enviei um e-mail ao mesmo serviço, a pedir que me informassem do que tinham feito. Pouco depois, ainda nesse dia, telefonaram-me da Protecção (?) Civil para me dizerem que o "técnico" já tinha vindo "intervencionar"... no dia 1, quinta-feira, antes mesmo de eu dar o alerta. Tipo pescada que antes de o ser já o era.

O mais estranho disto tudo é que o mesmo "técnico" (um "Carlos" que não se apresentou mais do que isto) me telefonou na manhã do dia 6, para saber onde ficava o ninho... quase uma semana depois de cá ter vindo!

Nesta segunda-feira inquiri de novo a Proteção (?) Civil. O que me responderam foi isto: "Sendo do nosso conhecimento, o Técnico de Intervenção já desactivou o ninho, mas o mesmo fica no local, tal como já lhe foi comunicado por telefone."

No domingo passado, dia 11, pouco antes de um almoço familiar ao ar livre, apareceu junto à mesa uma vespa asiática. Não a consegui apanhar, nem fotografar. Mas estava viva e bem viva. E era bonita, já agora, mais bonita do que as vespas "normais".

Portanto, a ameaça ainda existe? É o mais natural. A Câmara Municipal de Caldas da Rainha é uma entidade que me suscita a desconfiança mais absoluta. 

Suponho que a intervenção da GNR pode obrigar a uma clarificação. Mas desta gente toda não há muito a esperar.

Embora haja uma certeza: se houver danos físicos ou materiais, o responsável n.º 1 é este tipo de barriga espetada que aqui figura: é o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e, provavelmente, o pior de todos os presidentes que este município conheceu até agora.



Sem comentários: