quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A vespa asiática não é assunto de urgência para a Câmara Municipal de Caldas da Rainha (1)

 





Isto é um ninho de vespa asiática, visto de perto. 

Avistei-o ao longe na sexta-feira passada, dia 2, pela primeira vez, quando a queda outonal das folhas deixou algumas árvores mais despidas. Vejo-o de minha casa, e é realmente impressionante. E é impressionante, também, recordar-me, agora, de que neste verão não vi abelhas no jardim. Ou seja: o ninho já deve estar ali há meses. 

A vespa asiática é uma praga e um perigo, podendo atacar pessoas e outros animais com especial ferocidade e matando as abelhas. 

Procurei informar-me e, entre outros elementos, encontrei na internet as fotografias que se seguem divulgadas pelas câmaras municipais de Abrantes, Marco de Canaveses e Pombal, o que dissipou as minhas dúvidas: só podia ser, realmente, um ninho de vespa asiática.






Lendo as indicações oficiais, contactei por telefone, por volta das 9h, o serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Caldas da Rainha. 

Disse, nessa altura, o que vira e a pessoa que me atendeu (que parece secretariar vários serviços) pediu-me fotografias. Não consegui melhor do que isto, mas foi o que enviei depois de mais um telefonema para um número de telemóvel recomendado no site da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e que foi atendido por uma voz de homem claramente enfastiado.

Às 11 horas seguiram estas fotografias:





Esperei, confesso, um contacto durante todo o dia de sexta-feira. A situação exigia uma intervenção urgente, não era?

Não.

Passaram sábado, domingo e segunda-feira (feriado). Foram dias em que a administração pública não trabalhou e, como se depreende, também devem ter pensado que as vespas ficariam a descansar. Três dias seguidos? Que bom!

Na terça-feira, anteontem, fui contactado de manhã por um homem (que apenas deu o primeiro nome), que vinha a mando da Protecção Civil local. Indiquei-lhe por três vezes o local. Não o vi, não sei o que fez, mas suspeito de que poderá ter encontrado algum ninho... mas noutro sítio. Na tarde desse dia, um vizinho contactou com a GNR que prometeu vir ao local na manhã seguinte. A intervenção da GNR daria origem a uma informação que seria enviada ao serviço onde começou este atraso de vida: a Protecção Civil da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Ontem, quarta-feira, vi de facto um carro da GNR a passar por aqui.

Faz amanhã, sexta-feira, dia 9, uma semana que avisei a Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Acho que as vespas ainda por lá andam, felizes da vida.


Sem comentários: