domingo, 10 de junho de 2018

"A História dos Judeus", de Simon Schama: o segundo volume




Ei-lo: "A História dos Judeus - Pertença (1492 - 1900)", do historiador Simon Schama. 
Com o primeiro volume ("Encontrar as Palavras - 1000 a.C. - 1492 d.C."), "The Story of the Jews", no original, forma mais do que uma simples história dos judeus e do judaísmo.
É um tratado histórico monumental, uma viagem ao longo da História com tantos judeus por protagonistas, percorrendo praticamente o mundo inteiro. 
Literariamente, é um portento, uma sinfonia de palavras, escrito com emoção, humor e melancolia mas também com uma alegria muito grande de quem celebra a vida de um povo que, contra os preconceitos e os caloteiros (incluindo os da Corte portuguesa), sobreviveram e ainda sobrevivem, e vivem. É um livro de História mas lê-se como um romance, uma peça de teatro e uma ópera.
Haverá, pelo menos, um terceiro volume, ou mais, arriscaria, já que o período entre 1900 e os nossos dias é rico em acontecimentos fundamentais para a história do povo judeu.
Traduzi os dois volumes (em edição Temas e Debates/Círculo de Leitores) e foi um dos trabalhos mais interessantes e fascinantes que fiz como tradutor. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Podes me ajudar a conseguir estes livros?!

Pedro Garcia Rosado disse...

Recomendo que procure nas livrarias, no site do Círculo de Leitores ou no Wook. Estão à venda.