domingo, 17 de maio de 2015

Notas em formato de "zapping": "Fargo", o universo DC e... ainda o silencioso Provedor da RTP

 
1 - Tardei a ver "Fargo" (a série televisiva) por ter visto "Fargo" (o filme, de 1996). Talvez pensasse que não seria possível fazer nada de novo.
Mas, vistos os dez episódios (em DVD, edição Fox, zona 2, legalmente adquirido antes de a série ser apresentada pelo canal TV Séries), garanto que sim: é possível pegar num filme (e os seus autores, Joel e Ethan Coen foram também os produtores da série), partir da sua ideia original e desenvolvè-la de forma diferente, ampliando-a graças à possibilidade de beneficiar de quase 540 horas de filme (10 episódios, de cerca de 54 minutos) e, num estilo frio como o ambiente da pequena cidade de Bimidji, com a contribuição de dois actores de primeira linha (Billy Bob Thornton e Martin Freeman) e uma espiral de violência com traços de humor, criar uma obra notável que só mostra como a televisão pode, em muitos casos, ser já melhor do que o cinema.


A série
 
O filme



2 - "Os Vingadores"? "Agentes da SHIELD"? Não. "Arrow", "The Flash", "Gotham" em parte e agora "Supergirl" e "Legends of Tomorrow".
É a linha de ataque da DC, a ultrapassar a Marvel pela direita, consolidando personagens e contextos e fazendo entrar em cena os muitos super-heróis e super-vilões da sua "fábrica", que aliás já a Marvel começou a imitar com o seu "Daredevil".
Com excepção de "Gotham", há um nome comum a estas séries: o do produtor Greg Berlanti, um homem com vasta experiência de televisão.
Ficam aqui os prometedores "trailers" de "Supergirl" e de "Legends of Tomorrow" (onde vemos personagens das outras duas séries).


 
 
 


Será interessante ver como é que estas séries se articularão com "Batman vs. Superman: Dawn of Justice" e "Suicide Squad", longas-metragens com estreia anunciada para 2016.
 
 
3 - O Provedor da RTP continua sem esclarecer por que motivo é que a sobrevalorizada estação de televisão do "serviço público" não transmitiu o episódio 11 da temporada 1 de "The Flash". É a terceira vez que pergunto.  

Sem comentários: