domingo, 16 de novembro de 2014

"Gotham": uma boa estreia




"Gotham" (terças-feiras à noite no canal Fox) começou bem. É uma série policial construída com solidez, por enquanto sem surpresas mas com elementos intrigantes.
E é, por outro lado, uma interessante história de origens, que são sempre o calcanhar-de-Aquiles de muitas adaptações para cinema e televisão das bandas desenhadas de super-heróis, que em certos casos acabam por saturar, no cinema, de repetidas que são nos filmes que se vão sucedendo.
De Batman, o grande super-herói da cidade de Gotham, já conhecemos de ginjeira as suas origens (do Bob Kane original à actualização de Christopher Nolan, passando por Frank Miller). E os outros? Tim Burton deu-nos a sua versão de como apareceram o Pinguim e a Mulher-Gato. Mas ainda falta saber muita coisa.
E é aí que entra "Gotham": James Gordon, o polícia perfeito e homem imperfeito e parceiro de Batman (e agora, sabemo-lo, o homem que quer proteger o órfão Bruce Wayne, numa boa interpretação de Bem McKenzie, a estrela da subestimada "Southland"), a Mulher-Gato e o Pinguim, Enygma e a Hera Venenosa e em breve Harvey Dent e talvez mesmo o Joker (seria ele o comediante que vimos neste primeiro episódio?). E vai ser uma história de super-heróis? Se tiver êxito, penso que sim e que veremos como Bruce Wayne enverga a capa do morcego na última de todas as temporadas.
Para já, "Gotham" é bem interessante e os cenários acompanham as representações da cidade ao longo da banda desenhada, da primeira à última cena. Temos ainda 21 episódios, até ao fim desta primeira temporada, para nos deliciarmos com muitos outros elementos. 
Ao mesmo tempo, e este aspecto é fundamental, "Gotham" enquadra-se na estratégia da DC (mais "casa das ideias" do que a Marvel...) de aproveitar a televisão para criar uma base sólida para os seus vários super-heróis: "Arrow" é mais directa do que "Gotham" e "The Flash" (que parece ter sido posta de lado em Portugal pelo canal AXN) acompanha-a. No conjunto são uma boa introdução ao universo dos super-heróis da DC.    

Sem comentários: