quinta-feira, 9 de maio de 2013

A legendagem na televisão: suspeita de cartelização, Dialectus e Impresa

A notícia (Investigado cartel na legendagem) é interessante e os comentários ainda mais:
 
A Autoridade da Concorrência (AdC) está a analisar um caso de possível cartelização e de concorrência desleal no setor da tradução e legendagem.
O processo nasceu de uma denúncia apresentada em fevereiro, revela ao CM Miguel Gorjão Henriques, advogado da Dialectus, empresa que "tem colaborado com a AdC, procurando fornecer todos os elementos, para que esta possa cumprir as suas funções e assegurar o restabelecimento da concorrência no mercado português".
A Dialectus considera que foi alvo de um boicote comercial organizado por empresas concorrentes. Contudo, questionado sobre quem é acusado de estar envolvido neste processo, Miguel Gorjão Henriques diz apenas que são "empresas, quer enquanto pessoas coletivas, quer enquanto profissionais liberais, que atuam no mercado da tradução e legendagem". O advogado diz ainda que a Dialectus quer que a investigação da AdC reponha a "liberdade de concorrência, o fim das práticas ilegais e um mercado competitivo, mas com base nos méritos e não em cartéis".
A Impresa, de Francisco Pinto Balsemão, comprou 90% da Dialectus em outubro de 2007 por 500 mil euros, tendo vendido essa participação em março de 2009 por 540 mil euros.
Na altura, as duas empresas estabeleceram um contrato de exclusividade por um período mínimo de três anos (até 2012).
 
 

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