quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Flores de estufa


O Inverno vai frio, mas... tão frio?! Gorros de lã, botas com pelo interior que parecem concebidas para andar na neve, capuzes bem apertados que mal deixam o nariz de fora e mesmo por cima dos bonés que parecem colados à cabeça e, até, frequentadoras de ginásio cuja indumentária tanto pode ser um pijama como um fato de treino, ambiguidade adequada para quem quer saltar da cama para o ginásio sem que pareça mal, protegidas de um frio que parece ser mais espiritual do que físico por meias de lã. 

É um panorama estranho que abrange todas as idades por igual, de adolescentes a séniores passando por camadas intermédias que não parecem ter ainda optado pela idade mental das pessoas adultas.

Está frio, claro, e sinto-o todas as manhãs quando abro a porta de casa aos cães para irem para o quintal, ainda o sol não nasceu, e depois quando os levo aos respectivos passeios matinais, numa escala que vai dos 5 ou 6 graus aos 10 ou pouco mais. Mas este frio vai ao ponto de me fazer vestir roupa que me parece mais adequadas para temperaturas negativas?!

No ginásio, nos treinos e nas aulas de pilates, mantenho o mesmo vestuário do ano todo (calção e camisola de alças, o que me deixa muito mais à vontade) e não concebo, sequer, que possa ter frio no decurso ou no fim do meu programa de exercícios que, sem grande esforço, servem para me equilibrar a temperatura do corpo. 

Ao ar livre, posso aproveitar o sol nos passeios que faço ou ficar, mesmo sem fazer nada, numa das zonas mais resguardadas do exterior da minha casa. E dentro de casa tenho a preocupação de manter uma temperatura adequada, com um sistema de aquecimento central baseado no uso de lenha. E se tiver frio... bem, aqueço-me.

Será a "pobreza energética" (um problema sério) a causa deste desvario energético de quem se enfeita com todos esses agasalhos e que vejo por aí como se andassem nos pólos? Ou querem apenas exibir roupa que nunca usarão nos climas mesmo mais frios, onde também nunca irão? Ou perderam a capacidade de se aquecerem?  

Parece uma cultura de débeis flores de estufa, este pobre gente...



Sem comentários: