quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Dois restaurantes de excelência: o Recanto e o Vale Velho


aqui escrevi sobre o restaurante Recanto, declarando-o, como frequentador assíduo e apreciador, um dos melhores restaurantes de Caldas da Rainha. A sua gerência mudou de mãos em Maio do ano passado e dele saíram quem consolidou a sua fama, José Fialho e a sua mulher, D. Maria, substituídos por Marco Roque.

Ao longo dos último meses, Marco Roque manteve a opção do Recanto pela cozinha tradicional portuguesa e, com o cozinheiro Lucas, foi adaptando sabores e estilo, inovou em alguns pratos e tem todas as condições para afirmar a qualidade de excelência que foi marcando este restaurante.

Entretanto, José Fialho regressou a um restaurante situado nos arredores onde já trabalhara, o Vale Velho e, ao lado de Arlinda Antunes, voltou a dedicar-se à sua actividade. Sem a participação de D. Maria, mas espero que, um dia, possa também ela retomar a sua actividade de cozinheira magnífica. Com mais espaço e com ementas mais alargadas, José Fialho voltou a apresentar um vasto conjunto de pratos da gastronomia nacional. E o certo é que o Vale Velho renasceu e ganhou público.

E, assim, o Recanto e o Vale Velho tornaram-se para mim, e ex aequo, os dois grandes pontos de referência da gastronomia nacional em Caldas da Rainha. 

São dois centros de excelência, perante os quais apetece citar o título, mas só o título, da canção "Eu tenho dois amores". E que, para mim, só têm um defeito objectivo: há outros restaurantes, por aqui, de que gosto muito... mas é no Recanto e no Vale Velho que me sinto melhor, e onde tenho tido experiências gastronómicas maravilhosas. E é onde me apetece sempre regressar.

Espero que estes dois restaurantes e os seus responsáveis sobrevivam a todas as crises e que prosperem. Merecem tudo, e mais alguma coisa. E a quem me lê fica a sugestão: vão lá almoçar ou jantar. Aos dois.







Nota: 

O restaurante Recanto fica na Rua da Alegria, n.º 23, r/c (2500-151 Caldas da Rainha) e tem o número de telefone 262 282 559.
A sua ementa diária pode ser consultada em https://restauranterecanto.com/

O restaurante Vale Velho fica na Rua do Vale Velho n.º9, no Vale do Coto (2500-434 Caldas da Rainha), com o número de telefone 262 836 125.
A sua ementa diária pode ser consultada em https://restaurantevalevelho.pt/.

É recomendável reservar.


Sem comentários: