sábado, 28 de maio de 2022

Em louvor de O Recanto

 

Um templo da gastronomia

Já não lembro de como é que comecei a frequentar o restaurante O Recanto, em Caldas da Rainha. Tendo tendência a fugir dos restaurantes citadinos, raramente tive vontade de procurá-los, optando pelos dos arredores. Fui lá uma primeira vez, há vários anos, e não me entusiasmou. 

Depois voltei pelas enguias, de ensopado e para fritar. E depois das enguias comecei a conhecer e a apreciar outros dos seus pratos, de uma ementa pequena mas com pratos saídos do património gastronómico admiravelmente confecionados: o cabrito assado (o melhor que alguma vez comi), a dobradinha, as feijoadas, os ensopados, o coelho guisado, as bochechas e as queixadas, a espantosa sopa da pedra, os pratos de javali, o arroz de lampreia... e mesmo aquelas iguarias de que eu pensava que não gostava e que fui descobrindo, como a mão de vaca com feijoca, ou a cabeça de porco fumada... ou caras de bacalhau no forno, de confecção magnífica.

Os confinamentos, com o fecho catastrófico dos restaurantes, levaram-me mais vezes a O Recanto para me abastecer em "take away". E, sem nunca deixar de lá ir (como se me sentisse a comer em casa, com uma qualidade inigualável), continuo, às vezes, a trazer a comida que lá se cozinha para comer em casa.

O Recanto mudou de gestão, entretanto. José Fialho, "restaurateur" excelente e a sua mulher, e cozinheira extraordinária, D. Maria, passaram recentemente o testemunho a Marco Roque. Quando lá fui, tive a surpresa de o ouvir dizer que se lembrava de mim de outro restaurante, O Cortiço, onde fui muitas vezes quando O Cortiço era vivo. 

Parece-me que Marco Roque, com quem já tive oportunidade de conversar, vai, defendendo a herança de José Fialho e de D. Maria, manter O Recanto como um dos melhores restaurantes desta região (e talvez seja mesmo o melhor!), adaptando-o às perpectivas que tem para uma actividade que também conhece há muito tempo. E eu lá continuarei a ir, apreciando muito o que está a fazer Marco Roque. E sempre com saudades do casal que criou esta joia da gastronomia. 

(O Recanto fica na Rua da Alegria, em Caldas da Rainha, e a ementa diária é sempre publicada no seu site, em https://restauranterecanto.com




Sem comentários: