segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Lagoa de Óbidos de barco: é assim que se faz


Imagem retirada do site da Intertidal (www.intertidal.pt)

A iniciativa, que assenta num projecto profissional e bem estruturado (como se pode verificar no respetivo site, aqui), pode parecer modesta: um barco para passeios na Lagoa de Óbidos.
Mas o seu alcance é formidável. 
A Lagoa de Óbidos, votada ao abandono pelos poderes públicos e por utilizações indevidas, ganha uma nova vida com esta aproximação ao público. Ainda vasta, e enquanto a terra não a come, a Lagoa de Óbidos fica deste modo ao alcance de qualquer pessoa. É um passeio turístico mas também é uma descoberta do mundo que agora só se vê das suas margens, ou que está restrito a quem tenha embarcação própria, mostrando como este cenário natural precisa de ser defendido e protegido.
Aliás, a comunhão com a natureza é o que move a Intertidal nas suas várias frentes e nas várias atividades que propõe, com transparência de propósitos e de equipa, como se pode ver no seu site (http://intertidal.pt).
Com direito a destaque na "Gazeta das Caldas" e em plena atividade que se torna bem visível, a Intertidal teria beneficiado, em termos de visibilidade, com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha (e do seu presidente, que numa campanha eleitoral andou a passear de barco na lagoa…). Mas já se sabe como a promoção do turismo de qualidade não existe para a Câmara. Ao contrário da iniciativa privada, os poderes públicos de Caldas da Rainha não sabem como se faz, nem querem saber.
 

Sem comentários: