quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Mais vale tarde do que nunca: a imprensa oficial já descobriu que andamos a beber vinho espanhol

 

Como não consigo saber tudo o que sai em toda a imprensa e nos blogues, é possível deixar aqui uma dúvida que só poderá ser, obviamente, elogiosa: até pode acontecer que alguém já tenha descoberto que andamos mesmo a beber vinho espanhol... talvez sem o sabermos. 

Eu próprio já o sugerira, e há cinco anos. E já vamos aos pormenores.

De qualquer modo, e até pela dimensão do alcance que pode ter, fê-lo agora o oficialíssimo "Expresso" na sua edição mais recente (23.08.24), ao interrogar-se, candidamente, se andaremos "a beber vinho espanhol" sem o sabermos. A base em que a pergunta assenta é evidente: basta ir ver os números oficiais sobre a importação de vinho e perceber como entram em Portugal, com ou sem adegas cheias, quantidades astronómicas de vinho espanhol.

O resto, para ir além do ponto de interrogação, fica, infelizmente, por fazer. Não é nada difícil, para qualquer pessoa, mas deve ser impossível para um tipo de jornalismo que não sai da cadeira e onde os únicos vinhos referenciados são os oferecidos pelas respectivas empresas (numa tradição que já remonta, aliás, a uma publicação de um semanário extinto).

Se o quisesse fazer, ao "Expresso" bastaria ir aos supermercados ver os "bag in the box" e o seu "vinho da UE" e as empresas que os vendem, além de olhar mais de perto para as empresas que têm vinho à venda em todos os supermercados do território nacional e que não têm vinhas próprias. Pelo menos. Mas, enfim, fiquemo-nos pelo que podemos ver...


"Expresso", suplemento de economia, dia 22.08.24



E no que me toca, revisitemos o que eu já publicara... em 2019. 

Com base nas estatísticas oficiais, publiquei o seguinte artigo no portal luso-brasileiro Portugal Digital:


Este artigo que publiquei em 31 de Outubro de 2019 no Portugal Digital pode ser lido aqui



O texto publiquei-o depois aqui mesmo, onde também pode ser lido:








Mais recentemente, e já este ano, voltei ao assunto quando descobri que a famosa marca Ravasqueira andava a vender, disfarçadamente, "vinho da UE".


O que escrevi sobre o vinho "da UE" da famosa Ravasqueira pode ser lido aqui






Portanto: andamos, ou não, a beber vinho espanhol? Acho que sim...


Sem comentários: