segunda-feira, 12 de agosto de 2024

A máquina



Em cima está um electrodoméstico, que me parece ser uma máquina de lavar louça ou de secar roupa. Em baixo está um dos horrorosos e nojentos caixotes de lixo de que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha tanto gosta.

Esta máquina foi, há poucos dias, largada na rua quase ao lado do caixote do lixo com a respectiva tomada cortada, não sei por quem. Talvez esteja avariada e, substituída ou não, pode ter sido deixada para quem a quisesse aproveitar. Ou, apenas, porque quem o fez pensou que bastaria largar o "mono" junto ao caixote do lixo para que o serviço de recolha de lixo (os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) o levassem. 

Não é assim, no entanto, que as coisas funcionam por aqui. A recolha de lixo "normal" parece nada ter a ver com a recolha do lixo volumoso (os "monos"). 

O lixo que está fora do caixote, seja ele qual for, não é recolhido pelo serviço do lixo "normal". Aliás, nem devem comunicar a sua existência. Mas se, por acaso, houver "monos" dentro do caixote de lixo verde... já os levam. Cabe à pessoa interessada em desfazer-se do lixo telefonar para os Serviços Municipalizados e avisar... e os "monos" até acabam por ser recolhidos. Ou enfiá-los dentro do caixote, se lá couberem.

Voltemos à máquina. Quem se quis desfazer dela, depois de verificar que ninguém a levava, terá achado que o mais simples seria pô-la no caixote do lixo. Não no seu interior mas... onde ela agora se encontra. Em cima do caixote fechado. E quem o fez ou é extraordinariamente forte ou teve ajuda, porque a máquina deve ser pesada. 

O problema, agora, é que o caixote não se abre. Não vejo que alguém se vá dar ao esforço de tirar a máquina de cima do caixote para o poder abrir e lá enfiar o lixo doméstico. E fica no chão, ao lado do caixote. Já começou, e com outras consequências: já se vêem sacos de lixo rasgados e com o conteúdo espalhado. Se têm restos de comida no interior, terão "clientes" bem decididos: gatos. Há-os em grande quantidade e com dentes e garras. Já está a ser um festim.

Amanhã haverá recolha de lixo (não é feita todos os dias) por parte dos Serviços Municipalizados. Levarão a máquina? Ou, mais provavelmente, vão deixá-la no chão, para poderem esvaziar o caixote e levarem apenas o que está lá dentro? A vida no campo tem muitas incógnitas...


*




E hoje, quarta-feira, o caixote do lixo lá voltou ao seu imundo ramerrame, depois de alguém, ainda ontem, ter levado a máquina e de o lixo espalhado pelo chão ter sido recolhido.

Não há dúvida nenhuma: é, para usar uma designação da moda, um património icónico da paisagem rural portuguesa e, em especial, de Caldas da Rainha.



Sem comentários: