quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Orçamento Participativo: o coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo


Agita-se a "nomenklatura" de Caldas da Rainha com a ilusão do Orçamento Participativo: a Câmara Municipal reconhece que está praticamente tudo por concretizar mas que os maiores de 14 anos já podem participar (a sério...), as oposições acreditam que é a melhor maneira de nem se sabe bem o quê e até há algumas almas caridosas que se oferecem para ajudar a apresentar projectos e a votar como quem promove candidaturas aos fundos comunitários.
E todos fazem de conta que é uma grande coisa e que as pessoas devem votar.
Mas não é e o voto, neste caso, não serve para nada, se não houver projectos de matriz diferente.
O Orçamento Participativo tem sido utilizado para a Câmara e as juntas de freguesia se desresponsabilizarem de certas obrigações e os projectos realmente abrangentes e numa perspectiva complementar dos deveres municipais não avançam.
Já o escrevi: O Orçamento Participativo é uma treta, um embuste (porque o dinheiro vai servir para cobrir obrigações camarárias) e uma fralda (porque serve para absorver o desinteresse da Câmara Municipal de Caldas da Rainha relativamente aos cidadãos e ao concelho). Está tudo aqui.
Para as oposições, que vão na cantiga, é uma espécie de crença no Pai Natal mas a um nível muito básico, do género "o coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo".
É por estas e por outras que as oposições não deixam de o (tentar) ser: oposições...
 


 

Sem comentários: