A música portuguesa que nasceu antes do 25 de Abril, enquadrada na contestação política, social e cultural ao regime que caíria nesse data, em 1974, tem muitas composições de alta qualidade e, para mim, cabem nela grandes compositores e autores como Fernando Lopes Graça com as suas "Canções Heróicas", Luís Cília, José Mário Branco, José Afonso e Fausto (Fausto Bordalo Dias).
Neste quadro, a obra mais importante deste movimento musical, transcendendo-o, é, para mim, o álbum "Por Este Rio Acima", de 1982, uma criação magnífica de Fausto.
Como muitas vezes acontece, "Por Este Rio Acima" foi uma obra-prima que o seu autor já não conseguiu igualar. Desaparecido hoje, Fausto Bordalo Dias (1948 - 2024) merece ser recordado não apenas pelas suas canções mas, muito em especial, por essa obra.
As composições de "Por Este Rio Acima" podem ser escutadas ainda hoje com a mesma emoção e com o mesmo prazer com que foram apreciadas em 1982 e isso basta, além do retrato que compõem da expansão africana dos portugueses, para recordar e homenagear o seu autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário