quarta-feira, 3 de julho de 2024

Balcão 48: contas estranhas

 

Esta é daquelas experiências que me afastam de qualquer restaurante. Neste caso de uma cervejaria a armar ao elegante, com o nome de Balcão 48, na Benedita, onde fui com amigos e de onde saí pouco satisfeito e, agora, muito mais insatisfeito.

O local é aprazível, sem dúvida. Bem decorado, bem apresentado... e caro. Passo ao lado dos mariscos, que não como, e detenho-me nos vinhos. A oferta não é variada e a sua principal característica é, logo à partida, a tendência para os preços muito elevados. Ou, melhor, desproprocionadamente elevados. Já aceito que um vinho possa ter o PVP de 5€ e ser vendido, à mesa do restaurante, a 10€. Aceito pagar um preço elevado por um vinho que queira mesmo conhecer ou que me pareça inultrapassavelmente adequado ao que vou comer. Mas começa a irritar-me encontrar vinhos que, como aconteceu neste caso, têm um PVP de 4.50€ e cheguem à mesa a 16€! 

Comecemos, aliás, pelo vinho. Calhou-me, por simpatia dos convivas, escolher o vinho sem seguir a sugestão do funcionário. Escolhi-o e optei pela entrada de gama. 

O funcionário trouxe esse e trouxe, da mesma marca, o "reserva", mais caro, numa insistência insólita. Quando o serviu, para prova, ignorou quem escolhera o vinho (que devia provar, salvo se o próprio convidasse outra pessoa a prová-lo, como muitas vezes faço por deferência) e serviu as duas convivas, primeiro, e o outro conviva. Eu fiquei para o fim. Quando pedimos segunda garrafa (do mesmo), voltou a insistir num mais caro.

O problema das contas não ficou por aqui. Foi pedido um prato de arroz de lingueirão, que achei muito bom e servido de forma adequada e inteligente. Mas depois... o arroz de lingueirão apareceu na conta a 36€, quando na ementa estava a 32€!

Compreendo muito bem as dificuldades económicas do sector da restauração, e posso ser perfeitamente solidário. Respeito os seus profissionais e admiro os que sobrevivem com denodo e qualidade. Mas isto, assim, é que não.

Parecendo simpático, o Balcão 48 entra na minha lista negra. O saldo desta visita foi claramente negativo e não convida a que lá volte.



Na conta, 36€; na ementa, 32€.






Sem comentários: