domingo, 15 de fevereiro de 2026

Quem terá sido o idiota?


E de repente, quando se vira uma esquina, é como se um qualquer veículo estranho estivesse parado ali à nossa frente, com luzes que fazem lembrar não os dois "máximos" convencionais, mas vários conjuntos de "máximos". Ou, por influência do nosso próprio movimento, a fonte dessa luz tão intensa até pode estar em movimento. Em direcção a nós.

Depois, parando e avançando mais devagar, sem conseguirmos perceber se vem mais algum carro pela direita ou pela esquerda, lá se consegue ver que é um objecto fixo e (estupidamente!) iluminado.





Quem aqui mora (na Serra do Bouro, Caldas da Rainha) já sabe o que é: iluminaram a base do mamarracho que, com pompa, circunstância e missa, foi pousado no centro da rotunda (Rotunda da Granja).




Se a coisa, só por si, já é horrorosa (e eu escrevi sobre o objecto aqui), à noite a ofensa visual torna-se um perigo, porque a atenção e a visão de quem tem de passar por aqui de carro ficam perturbadas pelo excesso de luz e pela quase impossibilidade de perceber se estão outros veículos prestes a entrarem na rotunda.

É uma imprudência imbecil. E eu gostava de saber quem terá sido o autor desta triste ideia. Eu e qualquer pessoa que se veja envolvida num acidente por falta de visibilidade...






Sem comentários: