terça-feira, 2 de abril de 2024

Uma engenhosa originalidade: as bem apresentadas "pirâmides" do Recanto


Carnes grelhadas, ananás grelhado, arroz branco, feijão preto com bacon e batatas fritas - a combinação destes ingredientes é sempre saborosa, em especial se a matéria-prima é boa, mas servi-los pode ser uma tarefa delicada, porque a tendência será para que tudo se misture na travessa. 

Mas há uma alternativa e o restaurante Recanto, em Caldas da Rainha, já a pôs em prática com as suas "pirâmides". 

A ideia é de génio: um pequeno escadote, com três níveis que servem de tabuleiros, onde a comida é servida sem que os vários componentes e sabores se misturem. No primeiro nível, que podemos definir como rés-do-chão, estão três recipientes onde são servidos o arroz, o feijão e as batatas fritas. No segundo, o primeiro andar, estão as carnes e, no terceiro, o segundo andar, estão os enchidos e as salsichas e as rodelas de ananás.

As "pirâmides" (Pirâmide de Carnes, que é esta, e Pirâmide Premium, com camarões) ocupam menos espaço na mesa do que as várias travessas em que os vários ingredientes teriam de ser servidos, ficam ao lado dos clientes sem impedir que as pessoas que estão à mesa se vejam e, visualmente, permitem o destaque de todos os ingredientes, mantendo ainda a temperatura a que os alimentos usados são cozinhados.

Marco Roque, que gere o Recanto e que criou as "pirâmides", diz que não conhece mais nenhum restaurante onde estes dispositivos existam e, pela minha parte, também nunca os vi. 

Ontem, dia de estreia de uma carta renovada no Recanto (que inclui, por este mês, um sugestivo bife com molho de francesinha), fiquei conquistado por esta engenhosa ideia. Que, aliás, não se cingirá às carnes e à combinação das carnes com os camarões. Marco Roque garante que já tem outras ideias para as suas "pirâmides" e eu espero que sim, porque elas são uma verdadeira... pirâmide de oportunidades para a cozinha do Recanto poder brilhar. 



Sem comentários: