terça-feira, 14 de novembro de 2023

Paack: mentiras e falsificação


Já vi pessoas e empresas a mentirem, por vezes na versão mais suave que é "faltar à verdade".

Mas nunca vi nada como aquilo que passei com a estranha empresa de distribuição Paack, onde as mentiras, o descaramento e a falsificação se sucederam em poucos dias. Já me parecera que esta empresa não era de fiar, como aqui escrevi, mas... desta maneira?!

Vejam só.

Feita uma compra à Zooplus, uma empresa de produtos para animais com sede nos Países Baixos, que até tem funcionado bem, calhou ir a encomenda parar à Paack, com entrega prevista para dia 30 de Outubro.

Nesse dia, à noite, e infelizmente não tenho aqui o "print" do ecrã, informaram-me que eu não estava na morada da entrega. Mas até estava, e acompanhado.

No dia 31, a situação repetiu-se. Não estava ninguém na morada de entrega, informaram. Mas até estava.




A entrega seria feita no dia 2 de Novembro, anunciaram. E até me anunciaram que a encomenda foi realmente entregue no dia 2. Só que... não foi!



Sem a encomenda, feita a devida reclamação à Zooplus, quis tirar a limpo o que se passava e pedi à Paack que me fornecesse prova da entrega. A metodologia de entrega das distribuidoras é definida por elas, mas nenhuma pode deixar de fornecer prova da entrega. Salvo se a vigarice for tão grande que...

E a Paack lá forneceu a "prova". Esta "prova", numa reiterada afirmação de vigarice.




E que há vigarice nisto mostra-o o facto de a "assinatura" fornecida pela Paack ser...um risco vertical junto ao meu nome. Esta "assinatura" é uma falsificação e bem grosseira. A minha assinatura não é um traço vertical e está, e é sempre a mesma, nos vários documentos que dela carecem. Como, possivelmente, a de que qualquer pessoa que saiba escrever, pelo menos, o seu nome. Estranhamente, a Paack considerou que esta falsificação grosseira (feita por alguém da empresa? em papel? digitalmente?) servia para comprovar a entrega... que não fizeram.

A Paack conseguiu, com isto, fornecer três mentiras e um acto de falsificação.

Quando inquiri a empresa, a esse respeito, a resposta foi uma quarta mentira: que a encomenda (que não entregaram, que depois dizem que entregaram, demonstrando-o com um ... risco!) tinha sofrido... "um problema logístico"!




Que credibilidade merece gente como esta? Nenhuma. 

Mas o certo é que a Paack consegue ter como clientes algumas empresas mais importantes (e a quem custará pouco assumir extravios de encomendas...) e afirmar, no que só pode ser uma manifestação de sarcasmo: "Na Paack levamos este tipo de incidente muito a sério"!

Quanto à Zooplus, onde eu não farei mais compras enquanto continuarem a entregar as coisas à Paack em vez de as entregarem aos seus clientes, reembolsaram-me da compra (mas não da maçada), assumiram que a encomenda se tinha extraviado e até me ofereceram um cupão de desconto de 10€.

Só que, depois disto, a vontade de voltar a comprar na Zooplus é nula. E se, neste ano, ainda ganharam mais de mil euros nas compras que lhes fiz, acho que não gastarei mais nada com eles.





Sem comentários: