sábado, 12 de novembro de 2022

Paack: a sua encomenda caiu-lhes nas unhas? Esqueça-se dela!

 



 

Começou, como aqui contei, com a distribuição da Rádio Popular. Apareceram dois sujeitos com ar de quem não sabiam o que andavam a fazer. 

Voltou a acontecer com uma entrega de La Redoute: eram três, todos com aspecto que, numa noite escura de uma cidade menos conhecida, nos faria mudar de passeio. Não chegou a acontecer agora com uma entrega da Decathlon... porque o homem que estaria ao volante do veículo, com a minha encomenda, foi parar a 6 quilómetros de distância e... desistiu. GPS? Nada consta...

É possível que a expansão das compras à distância, com o aumento deste tipo de comércio, tenha levado à proliferação de empresas, nascidas do nada ou porque sim, que depois contratam pessoas que não têm qualquer tipo de qualificação para fazerem este trabalho. Mal falam português e não têm apresentação. Nem inspiram confiança.

Fica aqui um exemplo bem concreto e um alerta -- um alerta primordial (e já perceberão a piada) -- deste tipo de situação, em que empresas sérias e clientes que nelas acreditam são objecto de um verdadeiro ludíbrio, que pode ir... até onde?

Eis o caso da Paack. Com um conselho: se a encomenda lhes cair nas unhas, é melhor dizer adeus à encomenda!

Vamos ao que aconteceu, e que diz tudo.

No passado dia 6 de Novembro de 2022 fiz, e paguei, uma encomenda na Decathlon Online.

No dia 10 de Novembro, um dia depois de me ter sido prometida a entrega da encomenda pela transportadora Paack, recebi às 15h23 um telefonema do número 937561771, de uma voz masculina que não se identificou e que me disse ter uma encomenda da Decathlon para entregar. Disse-me que estava na Rua Vasco da Gama, ao pé da MRF Construções, na zona industrial de Caldas da Rainha. 

Eu respondi-lhe que a Rua Vasco da Gama indicada para a entrega é nos arredores da cidade de Caldas da Rainha e que podia chegara ao meu endereço pelo GPS. Ele pediu-me indicações. Talvez esperasse algo como "vire à direita e depois à esquerda", etc. Perguntei-lhe se não tinha GPS e ele disse que sim. Portanto, chegaria.

Às 16h07 do mesmo dia recebi esta informação da transportadora: não conseguiam encontrar a morada e devolviam a encomenda à Decathlon!

Mas a Paack, ou quem a representava, estava a 6-7 quilómetros da morada da entrega, e a distância seria percorrida em 9 a 11 minutos, como se pode ver pelo Google Maps:

 


 

  

Depois de muito procurar, encontrei um endereço de e-mail da dita empresa (?) Paack, por onde pedi informações e de onde me "despacharam" para a Decathlon, porque já não tinham nada a ver com o assunto. 

Nesse mesmo dia, 10 de Novembro, reclamei desta estranha situação e pedi à Decathlon Online que me informasse quando seria entregue a encomenda, porque tinha necessidade urgente de a receber. Até este momento não recebi resposta.

Tendo procurado mais informações sobre a Paack, encontrei um nome que o Livro de Reclamações Electrónico não reconheceu: Paack Yswd Portugal, Unipessoal, Lda. 

A empresa estará a operar legalmente em Portugal? Não sei.

Segundo um portal de informação empresarial, a Paack Yswd Portugal, Unipessoal, Lda é isto:

 



  

Era uma empresa chamada, imagine-se, Alerta Primordial e deve ter comprado a representação da Paack original, criada no Dubai. O capital social é de € 850 845.32.  Mas o dinheiro, por muito que seja, não chega para se ser competente.

É de calcular que possam estar a tentar seduzir as empresas vendedoras com preços mais baixos (provavelmente conseguidos por pagarem ao seu pessoal ou de maneira informal). Mas, depois, o resultado é desastroso.

Ou seja, é isto: 






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