Começou, como aqui contei, com a distribuição da Rádio Popular. Apareceram dois sujeitos com ar de quem não sabiam o que andavam a fazer.
Voltou a acontecer
com uma entrega de La Redoute: eram três, todos com aspecto que, numa noite
escura de uma cidade menos conhecida, nos faria mudar de passeio. Não chegou a
acontecer agora com uma entrega da Decathlon... porque o homem que estaria ao
volante do veículo, com a minha encomenda, foi parar a 6 quilómetros de
distância e... desistiu. GPS? Nada consta...
É possível que
a expansão das compras à distância, com o aumento deste tipo de comércio, tenha
levado à proliferação de empresas, nascidas do nada ou porque sim, que depois
contratam pessoas que não têm qualquer tipo de qualificação para fazerem este
trabalho. Mal falam português e não têm apresentação. Nem inspiram confiança.
Fica aqui um
exemplo bem concreto e um alerta -- um alerta primordial (e já perceberão a
piada) -- deste tipo de situação, em que empresas sérias e clientes que nelas
acreditam são objecto de um verdadeiro ludíbrio, que pode ir... até onde?
Eis o caso da Paack.
Com um conselho: se a encomenda lhes cair nas unhas, é melhor dizer adeus à
encomenda!
Vamos ao que
aconteceu, e que diz tudo.
No passado dia
6 de Novembro de 2022 fiz, e paguei, uma encomenda na Decathlon Online.
No dia 10 de
Novembro, um dia depois de me ter sido prometida a entrega da encomenda pela
transportadora Paack, recebi às 15h23 um telefonema do número 937561771, de uma
voz masculina que não se identificou e que me disse ter uma encomenda da
Decathlon para entregar. Disse-me que estava na Rua Vasco da Gama, ao pé da MRF
Construções, na zona industrial de Caldas da Rainha.
Eu respondi-lhe
que a Rua Vasco da Gama indicada para a entrega é nos arredores da cidade de
Caldas da Rainha e que podia chegara ao meu endereço pelo GPS. Ele pediu-me indicações.
Talvez esperasse algo como "vire à direita e depois à esquerda", etc.
Perguntei-lhe se não tinha GPS e ele disse que sim. Portanto, chegaria.
Às 16h07 do
mesmo dia recebi esta informação da transportadora: não conseguiam encontrar a
morada e devolviam a encomenda à Decathlon!
Mas a Paack, ou quem a representava, estava a 6-7
quilómetros da morada da entrega, e a distância seria percorrida em 9 a 11
minutos, como se pode ver pelo Google Maps:
Depois de muito
procurar, encontrei um endereço de e-mail da dita empresa (?) Paack, por onde
pedi informações e de onde me "despacharam" para a Decathlon, porque
já não tinham nada a ver com o assunto.
Nesse mesmo
dia, 10 de Novembro, reclamei desta estranha situação e pedi à Decathlon Online
que me informasse quando seria entregue a encomenda, porque tinha necessidade
urgente de a receber. Até este momento não recebi resposta.
Tendo procurado
mais informações sobre a Paack, encontrei um nome que o Livro de Reclamações
Electrónico não reconheceu: Paack Yswd Portugal, Unipessoal, Lda.
A empresa
estará a operar legalmente em Portugal? Não sei.
Segundo um
portal de informação empresarial, a Paack Yswd Portugal, Unipessoal, Lda é
isto:
Era uma empresa
chamada, imagine-se, Alerta Primordial e deve ter comprado a representação da
Paack original, criada no Dubai. O capital social é de € 850 845.32. Mas o dinheiro, por muito que seja, não chega para se ser competente.
É de calcular que possam estar a tentar seduzir as empresas vendedoras com preços mais baixos (provavelmente conseguidos por pagarem ao seu pessoal ou de maneira informal). Mas, depois, o resultado é desastroso.
Ou seja, é isto:
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