sábado, 6 de agosto de 2022

Caldas da Rainha merece melhor do que isto



Onde estão as empresas do concelho de Caldas da Rainha com actividades que podem ser mostradas ao público e com produtos (de artesanato, de cultura e de gastronomia) que podem ser vendidos directamente ao público? 

O que se pode saber da actividade comercial e industrial das empresas deste concelho? 

O que fazem as juntas de freguesias e as muitas entidades de raiz popular que existem em Caldas da Rainha?

Zero. É isso?

Quem for à pomposamente designada "Festa dos Sabores & Saberes", nome que disfarça uma acumulação de "tasquinhas" no recinto conhecido por Expoeste, em Caldas da Rainha, não ficará a conhecer os "saberes" comerciais, industriais e culturais do concelho. Pode ser que, se acertar, contacte com "sabores" inéditos ou sempre merecedores de aplauso saídos das mãos eventualmente sábias de quem está nas cozinhas improvisadas. E também pode ser que saia do recinto a cheirar a fritos.

As "Tasquinhas" acabam por ser uma decepcionante acumulação, num recinto impreparado para o efeito, de dezenas de entidades que não são empresas de restauração e que, em poucos dias, se transformam em restaurantes para os milhares de pessoas que os procuram num recinto aberto. 

Em contrapartida, ao longo dos anos, a participação de empresas ou de outras entidades nesta acumulação de "tasquinhas" que não queiram transformar-se em restaurantes tem vindo a diminuir. O que já esteve quase a ser uma exposição do que se fazia em Caldas da Rainha vai desaparecendo e é deprimente ver ainda alguns stands, com pessoas lá dentro, perdidos no meio da confusão.

Se há lugar para as "Tasquinhas", onde, aliás, deixei de ir há vários anos comer por estar farto de sair do recinto com a roupa a cheirar a fritos, também devia existir um espaço - digno! - para a actividade comercial, industrial, cultural e associativa se mostrar. E com preços moderados para os expositores. 

Esta espécie de feira de restaurantes amadores é promovida pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha e pela Expoeste e a Expoeste é apresentada do seguinte modo no seu site: "a ADIO-Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste é a entidade gestora da EXPOESTE – Divisão de Feiras e Congressos, dela fazendo parte a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a AIRO-Associação Industrial da Região Oeste, a ACCCRO-Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos e um conjunto de freguesias do Concelho".

É muito paleio e muitas estrutura para um resultado tão pobre. Como é que este conjunto de estruturas e de pessoas consegue convergir numa coisa destas, onde a circulação de dinheiro sem suporte contabilístico deve ser colossal, e, ao mesmo tempo, ignorar o tecido económico do concelho? Demonstrando tamanha incompetência, os seus dirigentes deviam demitir-se. Já devem ter amealhado mais do que suficiente ...

 


Sem comentários: