segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Eleições autárquicas de 2021 (10): uma grande derrota (PSD), uma grande vitória (Vamos Mudar) e pequenos descalabros (BE, CDS, PS e PCP)

Não o esperava, confesso, mas aconteceu: o PSD de Caldas da Rainha foi afastado da presidência da Câmara Municipal e, até, aleluia!, da freguesia onde resido. E foi uma candidatura independente, de um movimento independente, que ganhou: Vamos Mudar.

Foram duas surpresas matinais, porque nem sequer fiquei à espera de saber o resultado de Lisboa. Não acreditava (pelas estranhas sondagens, talvez...) que Carlos Moedas pudesse ganhar. Mas o certo é que ganhou e que o PS saiu muito abalado destas eleições.

Quanto a Caldas da Rainha realmente mudou, politicamente, confirmando-se o que pensava e que aqui escrevi: este PSD, que também sai abalado, estava a afundar o concelho num pântano de sombras, de incompetências diversas e de absoluto desrespeito pelos munícipes, andando, gradualmente, a perder votos de eleição para eleição.

A derrota do PSD, estrondosa, arruma também o presidente derrotado. Espero que Tinta Ferreira, em má hora escolhido como "herdeiro" de um presidente incomparavelmente melhor, Fernando Costa, regresse aos alfobres da burocracia da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, de onde nunca devia ter saído. Há no PSD quem saia incólume do desastre. E quem possa resgatar o partido.

Quanto aos restantes protagonistas, é de assinalar que o BE, o CDS e o PCP perderam a representação que tinham na Assembleia Municipal. Não eram alternativas, realmente. O PS também se desmoronou e o Chega, como na maior parte dos concelhos, foi prejudicado pela falta de figuras com notoriedade e de objectivos programáticos. Mas não desapareceu do mapa. 

Espero, agora, naturalmente, que o novo presidente da Câmara Municipal, Vítor Marques, seja capaz de impulsionar uma mudança mais profunda no concelho. Merecemo-la todos.

Os pormenores estão aqui e de fonte oficial (MAI).





Quanto às freguesias, o PSD ganhou 9 das 12 freguesias. Mas o VM ganhou as duas grandes freguesias urbanas, que tinham "engolido" algumas freguesias rurais. É graças a isso que a martirizada freguesia da Serra do Bouro se vê livre do PSD. Prejudicada pelo acasalamento estúpido de freguesias, a Serra do Bouro teve agora direito a um bónus, à boleia da vitória urbana do Vamos Mudar. Já tardava.

Os pormenores podem ser lidos aqui.

*

Em tempo: é curioso revisitar agora as páginas do Facebook de Tinta Ferreira, Álvaro Baltazar e Sónia Casimiro. O tom de bazófia que delas transborda, sobretudo em contraste com o resultado das eleições, é de loucos.

Sem comentários: