quinta-feira, 15 de julho de 2021

Cenas da vida covidiana I

 1 - No ginásio, à hora a que habitualmente vou, vejo um homem que terá cerca de 60 anos e uma jovem que terá cerca de 20 anos a fazerem os seus diversos exercícios com máscara. Ele é obeso e não se esforça muito, mas sua. Não é pormenor que o faça tirar a máscara, com que entrou no ginásio e de que sairá com ele. Ela faz uma ronda mais calma das máquinas, sem tirar a máscara uma única vez. Talvez não precisem de respirar.

2 - No lavatório ao lado daquele onde eu lavo as mãos (com sabonete líquido), um homem molha as mãos e pespega-lhe com o álcool-gel em cima. Depois vai-se embora, a pensar que lavou as mãos.

3 - Uma frequentadora do mesmo ginásio, em conversa de circunstância, assevera num grupo de duas ou três praticantes que a pandemia do Sars-CoV-2 é igual à Gripe Espanhola e, obviamente, perigosíssima. Fico com vontade de ir dizer que (a) a Gripe Espanhola foi, do início ao fim mal gerida pelas autoridades de saúde da época, que pensaram sempre que a origem era uma bactéria; (b) que nessa altura não havia medicamentos que (como os antibióticos, por exemplo) podiam ajudar os casos mais sérios; e (b) durante muito tempo, e em plena pandemia, continuaram a acumular-se nos campos militares da Europa e dos EUA muitos milhares de homens jovens de sistemas imunitários enfraquecidos, mal alimentados e doentes. A situação foi radicalmente diferente. Ela compreendê-lo-ia?

4 - Na Segurança Social (Caldas da Rainha), um segurança insiste comigo que devo pôr nas mãos a milagrosa gosma salvadora. Digo-lhe que não, que não quero pôr a coisa na pele. Diz-me que é obrigatório por lei. Peço-lhe que me traga a lei. O que me traz é uma funcionária da Segurança Social que, inteirada da minha "nega", me pede que vá lavar as mãos à casa de banho. Digo-lhe que sim e vou fazer o que me pediu, sempre cultivei a lavagem normal das mãos como um acto de higiene normal. Numa coisa concordamos, felizmente: ninguém sabe o que é que põem nas embalagens do negregado álcool-gel. 



Sem comentários: