domingo, 8 de dezembro de 2019

Caldas da Rainha, Natal, 2019


Lixo: o grande ex-libris de Caldas da Rainha
Sábado à noite, por volta das sete horas, os três principais acessos ao centro da cidade de Caldas da Rainha foram cortados com carros e agentes da PSP. Havia filas de veículos parados, engarrafamentos intermináveis à escala de uma pequena cidade. Mas não havia uma única explicação, um único sinal a indicar um percurso alternativo.
O meu objectivo era jantar no restaurante Marta's Place, no centro da cidade. Para chegar aí, partindo de casa, nos arredores, posso demorar cerca de 15 minutos. No sábado demorei 25 minutos a chegar, por uma via menos concorrida, a um local do centro, onde por sorte consegui estacionar. 
Depois, para chegar ao restaurante, ainda foi necessário saltitar por ruas esventradas, de obras incompreensivelmente prolongadas (e que não parecem incomodar os residentes).



Típico em Caldas da Rainha: as obras arrastam-se, arrastam-se… 

Não sei o porquê do bloqueio da PSP. As iluminações de Natal, com a tal árvore-de-Natal a fazer de conta e esboços pindéricos em ruas laterais? Ou um "festival" dedicado à "street food", por acaso a poucos metros do Marta's Place?
Nos metros da pequena avenida onde se realizava a mostra da "street food" havia algumas pessoas. Por sorte, não chovia. Já jantado, não avaliei a oferta gastronómica. Mas também, em geral, não a aprecio deste modo.
No local, numa avenida que foi refeita, com passeios estupidamente alargados e um sistema de recolha subterrânea de lixo, não podia faltar o que já um verdadeiro ex-libris deste concelho: um dos seus caixotes de lixo verdes, não muito longe das rulotes da "street food", onde alguns funcionários camarários iam despejando os restos de comida e todo o lixo associado à coisa.
Há quem goste. Mas eu não. Quanto ao Marta's Place? Sim, totalmente recomendável, com boa cozinha e serviço e ambiente simpáticos. Hei de lá voltar, mas numa noite normal.


É disto que a malta gosta?...



Sem comentários: