terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dois anos de um exercío autárquico miserável




Há dois anos, em 15 de Outubro de 2017, a região onde moro (a costa atlântica na Serra do Bouro, Caldas da Rainha) foi assolada por um incêndio de quilómetros que só por capricho do vento, a soprar para Norte, não chegou às casas aqui existentes. 
Os campos, pinhais e eucaliptais por limpar ajudaram à propagação e teriam sido o caminho mais directo para as zonas habitadas. Nem o incêndio, nem as medidas governamentais (tontas, deve dizer-se), nem as autoridades administrativas, autárquicas ou policiais convenceram os proprietários identificáveis a limparem os seus terrenos. Não houve autoridade que se desse ao trabalho.
Passavam nesse dia 15 duas semanas desde que o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, fora reeleito e que fora eleito, pela primeira vez, o presidente da Junta de Freguesia da mistura de freguesias da Serra do Bouro e de Santo Onofre, Jorge Varela.
Os dois estiveram, como tantas outras pessoas, a apreciar o espectáculo das chamas e dos esforços dos bombeiros que já pouco podiam fazer. Nenhum dos dois esteve para se maçar a contactar os residentes da região afectada para, pelo menos, se informarem sobre a sua situação.
Nem nesse dia, nem nos dias seguintes e até hoje, se dignou o presidente da junta (que, delirantemente, proclamou querer "embelezar" a Serra do Bouro… talvez com toda a espécie de lixo que aqui prolifera) a descer ao contacto com os "seus" eleitores. 
Não há quem o veja a verificar o estado das "suas" ruas, das "suas" infraestruturas, do "seu" lixo, dos "seus" caminhos, dos "seus" passeios inexistentes. Gosta de passar "admoestações" por uma taxa esquecida mas liquidada, mas ignora os caixotes de lixo partidos, avariados, escandalosamente emporcalhados e o lixo que, por isso, se acumula na via pública.
A cidade (onde se situa a freguesia de Santo Onofre, com outra freguesia pelo meio) deve ser-lhe mais agradável do que o campo. Nisso está bem sintonizado com a medíocre elite política da cidade de Caldas da Rainha. E é nisso que deve querer apostar para conseguir chegar a presidente da câmara.
Começámos há seis anos a descer de cavalo para burro e vai sendo sempre pior.

Sem comentários: