quarta-feira, 14 de novembro de 2018

"Site meu, site meu, há algum presidente mais belo do que eu?"




A questão fundamental há de ser esta: para que serve o site do produto do acasalamento idiota de duas freguesias, uma rural e outra urbana, que passam por cima de uma terceira freguesia, acasalamento esse que se traduziu na degradação ainda mais acentuada dessa zona do interior rural do concelho de Caldas da Rainha?
Para facilitar a vida aos residentes na zona geográfica abrangida ou para satisfazer a vaidade do respectivo presidente, que é figura única no site? 
Quem abre o site (http://stonofre-sbouro.pt/) depara-se logo com o senhor dr. presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, enquadrado por várias crianças numa "Visita de alunos à sede da junta". Queremos saber mais? Podemos querer à vontade porque o "Ler mais" leva-nos a uma página de contacto com a sede da coisa. Aliás, esse formulário de contacto é geral. Onde quer que se clique, é-se logo encaminhado para o formulário. 
O formulário é multi-usos. Serve para "Contactar a Junta",  "Informar uma ocorrência", "Marcar uma reunião com Presidente", "Registar o cão/gato", "Ver os editais/avisos/taxas", "Preencher um formulário" e "Preencher um requerimento". Calcula-se o intenso movimento de comunicações da elevada população de idosos que, tendo ficado sem a Junta de Freguesia, se dedicam diariamente a teclar nos formulários do Dr. Varela a partir dos seus bens equipados postos de internet.
E os formulários servem realmente para alguma coisa? Não.
Na quinta-feira passada, usei-os para fazer duas perguntinhas: 
"1 - A Junta de Freguesia tenciona fazer alguma coisa quanto ao chafariz terceiro-mundista e rebentado existente no centro do núcleo urbano da povoação de Cabeço da Vela? 2 - Quando é que é asfaltado o troço de terra batida da Rua Vasco da Gama que faz a ligação com a Estrada do Vale?"
Anteontem, segunda-feira, pelo meio-dia, chegou-me esta resposta: 

"Encarrega-me o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Jorge de Sousa Varela, de agradecer o trabalho que teve em participar esta situação e de o informar que será dada a melhor atenção ao assunto em referência."
Até hoje não passámos disto. 
E, no entanto, a resposta não pode ser assim tão difícil. Ou melhor, sê-lo-á, se quem dirige a junta desconhecer as situações aludidas que, por sinal, até estão bem à vista.
A primeira pergunta refere-se a esta chafariz, que está há muito nesta situação miserável. É impossível que não o tenham alguma vez visto (nem no local, nem neste blogue…). Portanto… o dr. presidente não sabe o que se passa, não é?



A segunda pergunta refere-se a um troço da rua principal da povoação de Cabeço da Vela que está neste estado: terra batida. Liga a povoação a uma estrada principal. E nesta rua mora gente. 
Portanto… ele também não sabe o que é? Mas já as ruas todas e becos da zona urbana é que devem ser bem conhecidas porque, afinal, "o mar" fica longe, a centenas ou mesmo milhares de quilómetros de distância, a horas ou mesmo dias de viagem…



Este presidente de junta, eleito há mais de um ano, inaugurou a sua intervenção eleitoral(ista) com a proclamação de que queria "embelezar" a Serra do Bouro. 
O chafariz do Cabeço da Vela é o melhor símbolo desse "embelezamento". 
"Ex-aequo" com o site da coisa, claro, e com a reprodução coreana do presidente. Que, todos os dias, deve abrir o computador, extasiar-se com o site e, de olhos em alvo perante tamanha beleza, gritar de enlevo aos quatro ventos: "Site meu, site meu, há algum presidente mais belo do que eu?!"



Sem comentários: