sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Em defesa do IRA e da ira


A maldosa "reportagem" da TVI sobre a organização Intervenção e Resgate Animal (IRA) é um nojo e o trabalho jornalístico (?) foi feito sem objectividade nenhuma, tornando clara a sua inspiração, descontextualizando factos e destacando quem se queixa e não quem apoia.
O que o IRA tem feito - como se vê - põe em causa interesses instalados e nem sempre muito claros. Mas tem servido para despertar consciências.
Não faltam pessoas que sentem a mesma vontade de fazer mal a toda a corja que maltrata os animais de companhia. 
Essas pessoas - e são muitas, e somos muitas - encontraram no IRA uma esperança de as coisas poderem mudar, e a sério, para lá das muitas dificuldades legais e das diversas incapacidades das autoridades. 
Porque, sim, o que sentem é mesmo ira perante a desgraça que vêem todos os dias. E também a vontade e o desejo, humanamente compreensíveis, de fazerem passar pelos mesmos sofrimentos de muitos animais as criaturas humanas que geram esse mesmo sofrimento. 
Este insólito ataque via TVI vai causar mossa mas também vai mostrar, com maior clareza, o apoio de que merecidamente desfruta o IRA. E eu continuo a acrescentar neste "bando de encapuzados", lamentando apenas que não existam no País todo, mas sempre com na esperança de que o exemplo frutifique. Seria, aliás, a melhor resposta à ofensiva que agora visa o IRA.
Só é pena que isto sirva, indirectamente, para promover o PAN, que não é, muito francamente, flor que se cheire.

Sem comentários: