sexta-feira, 22 de março de 2024

Ridículo a dobrar


As eleições legislativas realizaram-se há 12 dias. Os votos dos residentes no continente, na Madeira e nos Açores foram apurados no própria dia 10. Os votos dos emigrantes, ronceiramente enviados pelo correio, ficaram apurados hoje ou ontem. 

O sistema é absurdo e ao "dia da reflexão", que é uma estupidez obsoleta, junta-se mais um elemento ridículo num processo eleitoral que mantém tiques de meio século. 

Impostos, segurança social, revalidação de documentos oficiais, assuntos bancários, pagamentos, compras de tudo e mais alguma coisa: tudo isto, e muito mais, se faz hoje pela Internet, por intermédio de um computador ou de um simples telefone (dos já banais, à data de hoje, "smartphones").

Não há um único motivo que justifique a ausência da opção do voto electrónico. Tal como nada existe que justifique o "dia da reflexão".

Infelizmente, os nossos políticos, sempre tão lestos nas suas legítimas tentativas de chegarem ao poder, não compreendem que a democracia a passo de caracol é ridícula. A dobrar. 


Sem comentários: