quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Pilates: as meias sujas das sextas-feiras

 



Na aula de Pilates do ginásio Balance, de Caldas da Rainha, à segunda-feira ainda não o noto; na quarta-feira, faço outra aula (Body Balance e não Pilates); mas na sexta-feira, quando regresso à aula de Pilates, lá está ele: o cheiro, e a impressão visual, das meias sujas da maioria das praticantes que optam por manter os pés calçados... e que só devem lavar a roupa do ginásio ao fim de semana.

Não sei, naturalmente, se é mal comum a outras práticas. A sala de exercícios deste ginásio é razoavelmente arejada, pelo menos à hora que vou, e só frequento as aulas de grupo citadas. Calculo que haja quem guarde a sua roupinha para o dia seguinte e a lave só ao cabo de alguns dias. Mas também haverá, decerto, quem ponha para lavar a roupa que usa no ginásio ao fim de cada utilização diária, quer quando fazem exercícios em máquinas, quer quando vão a aulas de grupo. (É o que eu faço.)

Nas aulas de Pilates o que vejo é uma quantidade razoável de participantes, tanto eles como elas (que são a maioria), que chegam para esta aula, esperam que ela comece sem procurarem qualquer outro tipo de exercício e saem assim que a aula acaba. Com, praticamente, a mesma roupa de segunda a sexta-feira... se é que não têm várias peças de roupa iguais. Talvez pensem que assim não suam e que o cheiro corporal não se acumula na roupa. Ou podem ter os narizes entupidos...

O resultado é o que se pode calcular, numa sala onde a lotação varia entre as 28 pessoas (sala absolutamente cheia) e as 25, nem sempre muito arejada e com partes do tecto em vidro, o que também faz aumentar o calor do dia e o calor... humano. À sexta-feira, as solas das meias já se vão mostrando encardidas e, a meio dos cerca de 50 minutos de aula, já começa a notar-se um cheiro muito típico. 

É possível que estas pessoas não se queiram descalçar (como, no entanto, é recomendável para este tipo de aulas) por pensarem que podem cheirar mal dos pés, mas o certo é que a exsudação se conserva no quentinho, e gera cheiro dentro das meias. Sem elas, a exsudação dissipa-se melhor, não se acumula.

Fico sempre curioso quanto ao efeito do uso da roupa durante toda a semana nestas circunstâncias, mas nem a situação nem as pessoas convidam a qualquer diminuição da distância de segurança dos odores...



Sem comentários: