terça-feira, 28 de julho de 2020

Por mais que a pintem e "embelezem", a merda não deixa de ser merda






O miradouro, as manilhas, o lixo... e o mar e o céu azuis


A estrada conhecida por Estrada Atlântica, que liga a Foz do Arelho a Salir do Porto, corresponde, de certa forma, à fronteira ocidental do concelho de Caldas da Rainha, acompanhando a costa e oferecendo uma vista panorâmica sobre a imensidão azul do Oceano Atlântico. 
A meio caminho foi construído, há alguns anos, um miradouro amplo que permite fazer esse exercício de contemplação. A iniciativa, louvável, foi de um presidente de junta que só conseguiu ter uma outra boa ideia.
O miradouro fica virado, como não podia deixar de ser, para as arribas que preenchem toda a zona costeira e não consta que tivesse havido algum problema de segurança. Mas houve outros: meteram lá uma retrete portátil e os nojentos caixotes de lixo de que a Câmara Municipal de Caldas da Rainha tanto gosta. 
A indignidade não podia ficar por aqui, num concelho onde as boas ideias são sucessivamente degradadas: por uma qualquer noção pervertida de "segurança", espetaram com manilhas de esgoto no miradouro (como a imagem documenta). Houve quem as deslocasse (como aqui contei) e não faltaram as parvoíces sobre "vandalismo", quando o verdadeiro vandalismo está bem nas coisas de cimento.
Agora, a Junta de Freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro, esse híbrido que "meteu" uma freguesia rural na cidade, descaracterizando-a por completo, quer "decorar" as manilhas... e fazer delas vasos de flores, num sistema ainda mais idiota do que a idiotice original: os habitantes da desgraçada Serra do Bouro que se ofereçam para a coisa. Calcula-se que não vão faltar flores de plástico...
No mal amanhado e mal escrito edital em que publicitam a coisa, os chefes da junta, que parecem manter um campeonato permanente para desfearem o património natural da Serra do Bouro, vangloriam-se: "Esperamos dar à comunidade, principalmente da Serra do Bouro, mais um motivo de alegria e orgulho na nossa freguesia, com a colaboração, bom gosto e vontade de participar de todos."
Esquecem-se, coitados, neste delírio, de uma coisa básica: por mais que a pintem e embelezem, a merda não deixa de ser merda.


Sem comentários: