quinta-feira, 12 de abril de 2012

Carl Hiaasen - o politicamente correcto também pode ser divertido

Carl Hiaasen, um jornalista da Florida que escreve no jornal "The Miami Herald", é um dos mais divertidos autores da chamada "literatura policial", com cerca de uma dúzia de obras publicadas na área do "thriller" e uma boa colecção de livros de crónicas de costumes, que vão do golfe à Walt Disney, a que ainda se juntam alguns títulos para o público infanto-juvenil.
Ecologista e verrinoso, Carl Hiaasen tem como alvos preferidos os destruidores da natureza, os promotores imobiliários sem escrúpulos e os políticos vendidos aos interesses económicos e um extraordinário protagonista chamado Skink, um antigo governador da Florida que vive como uma espécie de Tarzan politicamente correctos nos pântanos ameaçados pela "civilização".
"Star Island", a sua mais recente história para adultos, tem um "paparazzo" que até nem é má pessoa, uma cantora "pop" à beira do desastre, uma actriz que é a sua "body double" e um meliante que usa um cortador de relva num braço. E, felizmente, Skink, inesquecível e divertido.
Carl Hiaasen (com site aqui) faz parte do grupo de grandes autores desconhecidos em Portugal (onde foi publicado um primeiro título há quase vinte anos) mas é do melhor que há. E é irresistivelmente divertido.

Sem comentários: