Contratei no início deste ano o seguro HealthPET Plus, da seguradora Axa, destinado ao meu animal de companhia, a simpática e jovem J. Algum tempo depois, e pela segunda vez desde que está connosco, J. teve um acesso de diarreia. E foi à clínica veterinária onde é assistida, regressando com medicamentos e alimentação apropriada. Enviei os respectivos documentos para a Axa, para reembolso.
Ao cabo de mês e meio, não havia resposta. Insisti, várias vezes, para saber o que seria pago e quanto. Nada. Queixei-me ao instituto de Seguros de Portugal (ISP) e à DECO e, o que já é habitual, a resposta não tardou.
Nela, lia-se a seguinte “pérola”: “Analisadas as despesas apresentadas verificamos que estas se enquadram nas condições contratuais da apólice (Check up Anual) uma vez que não nao fomos contactados pelo que so iremos reembolsar 50 euros.” Não há erro de transcrição, o original é mesmo assim: incompreensível e mal escrito.
Com um telefonema (que não dispensa uma resposta escrita, já pedida), fiquei a saber que, segundo uma cláusula pouco esclarecedora, devia ter comunicado o “sinistro” no prazo de 24 horas. Neste caso, a diarreia. Como? Não fiquei a saber.
Dizem-me que isto não é mais do que uma maneira de dissuadir as pessoas de recorrer a este seguro que, em muitos casos, sai demasiado caro às companhias de seguros. Pode ser. Mas também mostra que quem decide estas coisas, além de não saber escrever uma carta, não tem a mais pequena sensibilidade e acha que uma pessoa que tem um animal de estimação e que recorreu a um seguro (porque, antes disso, recorreu a um veterinário), não tem mais nada em que pensar senão informar que houve o “sinistro” antes de ter o problema resolvido e o animal em tratamento. Como se pedisse um veículo de substituição...
De qualquer modo, já sei.
Em próximo caso de diarreia da J., enviarei a informação do “sinistro” e, à cautela, o comprovativo, pastoso ou líquido, acompanhado de uma amostra do produto habitual, que é bastante sequinho e bem formado, para poderem perceber. E por correio registado com aviso de recepção para não dizerem que nunca receberam...
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