sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os atrasos nos pagamentos (4)

Eis um testemunho que me chega de um visitante (SG) e que é de reter: "O problema em trabalhar como "freelancer" prende-se com o facto de, em 99,9% das vezes, ser pedido o recibo verde antecipadamente, para "facilitar" a vida ao departamento de contabilidade. Ficamos sempre muito sujeitos a incumprimentos. Hoje em dia, não há tradução que faça sem contrato e foi precisamente graças a um contrato que consegui provar a dívida que uma editora, D., tinha (passou-se há cerca de 4 anos). Recebi um e-mail após entrega da tradução, a elogiar o trabalho, mas de pouco me valeram os elogios, pois após 5 meses de atraso, lá tive de recorrer a um advogado para enviar um aviso com prazo de pagamento de 8 dias úteis. Passados 3 dias, estava o dinheiro na minha conta e um e-mail no meu endereço a pedir desculpa por toda a demora... "
É bem verdade. Às vezes, é necessário resolver o assunto desta maneira. Normalmente, vem o dinheiro mas não vem mais nenhum trabalho... o que é uma maneira de revelar a qualidade de quem está do outro lado. E, por isso, as vítimas calam-se, com frequência. 

1 comentário:

Sérgio Gonçalves (SG) disse...

Exmo. Sr. Pedro Rosado,

Agradeço-lhe pela consideração demonstrada pela minha breve participação. Infelizmente, o problema é mesmo esse: as vítimas calam-se, não tendo consciência de que é precisamente essa atitude que leva a que estas situações persistam e, pior, se tornem mais e mais frequentes. E adivinhou: apesar de todos os elogios, após ter sido forçado a recorrer a ajuda legal, nunca mais recebi qualquer outra tradução por parte da editora em questão.