segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Caça à multa: é aqui que eles sobretudo estão, na armadilha da Avenida Infante D. Henrique (Caldas da Rainha) (3)


Avenida sem placas toponímicas nem sinais de trânsito, atravessando em pouco mais de um quilómetro a cidade (Caldas da Rainha), uma aparência de zona rural e a zona industrial, a Avenida Infante D. Henrique é a armadilha ideal para a caça à multa, como aqui já mostrei.
No sentido da cidade para a costa, de Caldas da Rainha para a Foz do Arelho, de nascente para poente, o sítio onde os caçadores de multas se emboscam é este:

Posto de combustíveis da Repsol: é a partir daqui que a PSP prepara as suas emboscadas,
 para fotografar os incautos que são levados a acreditar que já saíram da cidade.

Antes disto, ainda na zona urbana, as presas (os condutores incautos) estão pouco expostos. É difícil, em geral, ir além do limite dos 50 km/hora, até porque o trânsito não facilita a rapidez.
Mas depois, passada a Repsol, com a impressão de ter ficado para trás a zona citadina (por haver, como também mostrei, uma distinta separação visual entre os prédios e os campos, muitos deles cultivados), a tendência é para aumentar a velocidade. O caminho está desimpedido e há boa visibilidade, a partir da rotunda que precede a Repsol. Pé no acelerador, apenas para ir além dos 50 e...
… E é aí que eles atacam.


Aqui é, claramente, "campo"... mas o mini-sinal que indica o final de Caldas da Rainha (cidade) está lá ao fundo, depois das placas que indicam a autoestrada e nem se vê. Serão poucos os que não vão acelerar, indo além dos 60 km/h "dentro da localidade". E o radar lá está, para caçar os que acreditam na bondade das autoridades.

Na Repsol ou pouco mais à frente, com um carro entre os muitos que por ali se detêm, a PSP vai "disparando" o radar sobre todos os que passam.
Um sinal de limitação de velocidade tornaria mais eficaz a aplicação da lei. Seria mais esclarecedor.
Mas privaria a PSP da receita das multas, nesta armadilha tão simples, tão directa, tão fácil… e que dá milhões.



Sem comentários: